Prefeitura de Guarujá

Guarujá utiliza tecnologia para monitorar pacientes diabéticos

today29 de setembro de 2022 15

Fundo
share close

Programa municipal iniciado neste mês utiliza plataforma para reunir estatísticas de pacientes que fazem uso de aparelho para medir glicemia

Utilizar a tecnologia para tratamentos de doenças crônicas é uma prática constante da Prefeitura de Guarujá, que modernizou as técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Após a implantação do Prontuário Eletrônico em 50% de suas unidades e o Raio-X digital no Pronto-Socorro Perequê, a Prefeitura criou, este mês, o programa Sob Controle. A competência do novo sistema é monitorar pacientes diabéticos que fazem uso de aparelho de glicemia.

A plataforma administrativa sob.controle emitiu estatísticas geradas no último dia 26 de setembro, a partir do monitoramento dos aparelhos. O programa também oferece um relatório para a equipe de Saúde sobre o panorama de cada paciente, de forma individual, para que o médico saiba como conduzir o tratamento quando os índices de glicemia estiverem fora da meta.

Foi apontado que a rede municipal possui 267 pacientes ativos, cadastrados com essa nomenclatura desde o começo da operação, no início do mês. Deste total, 44 foram atendidos no mês de setembro ao visitarem as unidades de Saúde da Atenção Básica para descarregar o monitor com leituras de glicemia ou receberem fitas. O número corresponde a 18% do público-alvo.

No mesmo período, foram cadastrados 221 novos pacientes. Além disso, das 3.300 tiras para aferição de glicemia dispensadas até o dia 26 de setembro, 609 foram consumidas (utilizadas) pelos pacientes diabéticos. A média por paciente é de 53 tiras utilizadas para cada 75 entregues pela rede pública.



Com este panorama inicial do primeiro mês, a Secretaria Municipal de Saúde identificou que, dos pacientes diabéticos que utilizam aparelhos de glicemia, um de cada cinco estão controlados, com 70% de resultados dentro da faixa-alvo. Já quatro de cada cinco, ou seja, 25%, estão acima da faixa-alvo, considerados hiperglicêmicos. E um de cada cinco estão abaixo da faixa-alvo, correspondente a 5%, considerados hipoglicêmicos.

Avaliação

Para o prefeito de Guarujá, a aquisição da nova tecnologia é um marco no tratamento de diabetes na rede municipal de Saúde. “A implantação do programa Sob Controle é um divisor de águas no atendimento aos pacientes diabéticos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A diabetes é uma doença silenciosa e essa tecnologia nos oferece uma visão macro, e também individualizada, do cenário dos usuários de aparelhos de glicemia. Com o Sob Controle, temos um tratamento mais eficaz, assertivo e humanizado, garantindo qualidade em saúde e salvando vidas”, assegura o prefeito.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-suspendem-aulas-em-29-escolas-da-rede-municipal-de-guaruja,-sp

G1 Santos

Eleições suspendem aulas em 29 escolas da rede municipal de Guarujá, SP

As aulas em 29 escolas da rede municipal serão suspensas das 13h de sexta-feira (30) até às 12h de segunda-feira (3), em Guarujá, no litoral de São Paulo. A medida foi definida por conta das unidades compreenderem as zonas eleitorais 212ª e 310ª nas eleições deste domingo (2). Com a alteração, no dia 30 haverá aula somente aos alunos que estudam no período da manhã. No dia 3, os alunos […]

today29 de setembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%