G1 Mundo

Guerra na Ucrânia: Lula diz que Putin e Zelensky tentam ‘ganhar’ enquanto ‘pessoas estão morrendo’

today3 de agosto de 2023 25

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comentar nesta quarta-feira (2) a guerra na Ucrânia. Segundo o petista, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tentam “ganhar”, enquanto “pessoas estão morrendo”.

“Por enquanto, a gente não tem ouvido nem de Zelensky nem de Putin a ideia de que vamos parar e vamos negociar. Por enquanto, os dois estão naquela fase de ‘eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar’, sabe? Enquanto isso, as pessoas estão morrendo”, disse.

As declarações foram durante entrevista a correspondentes internacionais, no Palácio do Planalto, nesta manhã. Lula também criticou uma suposta falta de ação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) na mediação do conflito.



“Essa guerra, se tivesse sido discutida no Conselho de Segurança da ONU, tivesse sido levada a sério e, se o Conselho de Segurança da ONU se comportasse como uma governança global, que respeitasse o coletivo dos países mundiais, possivelmente chegássemos à conclusão de que não tem que ter guerra, a Rússia não tem que invadir a Ucrânia”, afirmou.

Na entrevista, Lula também:

O petista também voltou a ressaltar o papel brasileiro na mediação. “O Brasil está naquele hall de países que está tentando procurar um caminho para que se possa utilizar a palavra paz”, disse.

Lula concede entrevista a correspondentes internacionais no Palácio do Planalto — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Nas viagens e reuniões que tem feito com líderes da Europa, Ásia e de países vizinhos, Lula tem discutido a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Na entrevista, o assessor especial do presidente Lula e ex-ministro das Relações Internacionais Celson Amorim disse que “não pode deixar de fora as preocupações de segurança da Rússia”.

“É importante esse diálogo porque cada vez fica mais claro de que só haverá a paz, presidente já disse isso, só estou repetindo com outras palavras, quando todos acharem possível e interessante. Você não pode deixar de fora as preocupações de segurança da Rússia, elas são reais. Se o objetivo for derrotar a Rússia, é uma outra estratégia. Falar de paz já é uma grande vitória”, afirmou.

Zelensky diz que quer encontro

Lula pode ajudar a reunir líderes da América Latina para ajudar no processo de paz, segundo Zelensky

Lula pode ajudar a reunir líderes da América Latina para ajudar no processo de paz, segundo Zelensky

Na semana passada, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista à GloboNews que Lula pode ajudar no processo de paz ao tentar unir os presidentes da América Latina para um encontro.

“Primeiro, preciso de coisas bem concretas. Que ele una a América Latina e nos dê oportunidade de fazer uma reunião e conversar. Segundo, há crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial. Sei que Lula e os brasileiros apoiam a soberania da Ucrânia e precisamos desse apoio”, disse Zelensky.

Embora Zelensky tenha ligado para parabenizar Lula após a vitória nas eleições de 2022, os dois ainda não se reuniram pessoalmente, mesmo tendo comparecido aos mesmos eventos internacionais nos últimos meses.

“Se não nos encontramos, significa que há algo errado entre os nossos povos”, afirmou o ucraniano. “Não entendo a razão de não nos reunirmos.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

zoologico-da-inglaterra-divulga-video-de-urso-confundido-com-humano-na-china

G1 Mundo

Zoológico da Inglaterra divulga vídeo de urso confundido com humano na China

Os ursos-do-sol da Malásia podem parecer humanos quando estão de pé. Esse é um dos comportamentos naturais desses animais. Zoológico da Inglaterra divulga imagens de urso 'em pé' A filmagem foi divulgada para dar respaldo ao zoológico chinês de Hangzhou, que foi questionado nas redes sociais se estaria colocando humanos fantasiados no lugar de seus animais. Por conta da forte repercussão, o zoológico fez uma postagem desmentindo a teoria que […]

today3 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%