G1 Mundo

Guinness suspende título de ‘cão mais velho do mundo’ para Bobi, que morreu ano passado supostamente aos 31 anos

today18 de janeiro de 2024 1

Fundo
share close

O cachorro tinha supostamente de 31 anos, vivia numa quinta na aldeia de Conqueiros, em Portugal, com o seu dono, Leonel Costa. Ele foi anunciado como o cão vivo mais velho do mundo e o cão mais velho de todos os tempos em fevereiro — ele teria nascido em 11 de maio de 1992.

“Enquanto nossa revisão está em andamento, decidimos pausar temporariamente o título de cão mais velho do mundo, até que todas as nossas descobertas estejam em vigor”, disse o Guinness World Records à Associated Press por e-mail.

Bobi era um Rafeiro do Alentejo, uma raça pura, que tem uma esperança média de vida de cerca de 10 a 14 anos.



As ligações para o dono do cachorro não foram atendidas e ele não respondeu às mensagens de texto.

Bobi passou toda a vida na vila de Conqueiros, no interior de Portugal. Antes, dele, o título pertencia a um pastor australiano que morreu aos 29 anos e cinco meses.

“Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da sua ninhada, os seus 11.478 dias na Terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam”, disse Karen Becker, veterinária que conheceu Bobi e que foi a primeira a anunciar a sua morte nas redes sociais, segundo a agência de notícias Reuters. “Boa sorte, Bobi.”

O seu dono, Leonel Costa, atribuiu a longevidade de Bobi a uma série de fatores, incluindo viver em paz no campo, nunca ter sido acorrentado ou mantido na coleira e comer sempre “comida de gente”.

Na época em que Bobi nasceu, a família de Costa tinha muitos animais e pouco dinheiro. Então era comum que o pai de Costa, um caçador, não ficasse com os filhotes que nasciam. Bobi, entretanto, escondeu-se entre uma pilha de lenha — e ficou.

Costa e seus irmãos o encontraram alguns dias depois, ainda com os olhinhos fechados, e o mantiveram em segredo.

Leonel Costa passeia com o cão Bobi em 4 de fevereiro de 2023, em Conqueiros, em Leiria, Portugal, pouco antes do 31º aniversário do cachorro — Foto: REUTERS/Catarina Demony/Foto de arquivo

No início do ano, Costa disse à Reuters que ele e seus irmãos sabiam que, quando ele abrisse os olhos, os pais não resistiriam e ficariam com ele.

Antes de sua morte, Bobi ainda adorava caminhadas, apesar de ter se tornado menos aventureiro com o avançar da idade. Seu pelo estava ficando ralo, sua visão piorou e ele precisava descansar mais do que antes.

Em 31 de maio de 2023, quando Bobo fez 31 anos, sua festa de aniversário reuniu mais de 100 pessoas.

O cardápio incluía carnes e peixes locais para os 100 convidados, e um extra para Bobi, que tinha um menu apropriado para sua dieta. Um grupo de dança também se apresentou (veja abaixo).

Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos

Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-impressionantes-cavernas-abertas-por-derretimento-no-maior-iceberg-do-mundo,-que-pode-desaparecer

G1 Mundo

As impressionantes cavernas abertas por derretimento no maior iceberg do mundo, que pode desaparecer

Um navio operado pela empresa de expedições Eyos chegou ao gigante congelado, A23a, no domingo (14) e encontrou enormes cavernas e arcos escavados em suas paredes congeladas. Maior iceberg do mundo é visto à deriva no oceano Antártico O iceberg está sendo destruído pelo ar mais quente e pelas águas superficiais que encontra à medida que se afasta lentamente da Antártida. Como consequência, ele derreterá e desaparecerá. "Vimos ondas de […]

today18 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%