G1 Mundo

Haddad cita ‘muitos convites’ e diz que Lula deve se reunir com Biden nos EUA antes de tomar posse

today1 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

Segundo Haddad – que tem participado das reuniões da transição de governo e é cotado para o Ministério da Fazenda –, Lula tem recebido “muitos convites de grandes potências”. Até o fim do ano, no entanto, deve viajar para os Estados Unidos e para a Argentina.

“Muitos convites de grandes potências para encontrá-lo ou, se não for possível, conversar com ele virtualmente. Acho que o presidente vai concluir o ano tendo conversado com as grandes potências do mundo”, afirmou Haddad.

Haddad citou, ainda, um convite para que Lula fosse à China ainda este ano. “Mas eu penso que não haverá tempo para duas viagens internacionais desse porte. Talvez, Estados Unidos e Argentina sejam viagens possíveis.”



Desde o resultado do segundo turno, as equipes de Lula e Joe Biden vêm dando sinais sobre o desejo de uma aproximação entre os dois políticos.

O presidente norte-americano conversou com Lula, por telefone, no dia seguinte ao segundo turno das eleições. De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa, Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.

Sullivan também falou que os possíveis temas das conversas seriam a ajuda para proteger a Amazônia e a relação do Brasil com a guerra da Ucrânia.

Após ter sido eleito, Lula foi convidado para participar da COP27, no Egito. Foi a primeira viagem após o resultado do segundo turno das eleições. O presidente Bolsonaro não participou do encontro – o governo do Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Durante pronunciamento no Egito, Lula defendeu uma aliança global para combater a fome em todo o mundo. Ele também cobrou dos países ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres.

No discurso, Lula também cobrou países ricos pelo cumprimento dos acordos climáticos, pediu a inclusão de mais países no Conselho de Segurança da ONU e o fim do privilégio do veto de alguns países, além de oferecer o Brasil como sede da COP30, em 2025, em algum estado amazônico, entre outros temas.

O encontro com Rebelo ocorreu no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português. Também estava presente o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. O presidente eleito estava acompanhado do aliado e ex-ministro Fernando Haddad.

“Em Lisboa, no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países”, escreveu Lula no Twitter.

VÍDEOS: tudo sobre política




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

meghan-markle:-as-ameacas-‘reais-e-repugnantes’-recebidas-pela-duquesa-como-membro-da-realeza-britanica

G1 Mundo

Meghan Markle: as ameaças ‘reais e repugnantes’ recebidas pela duquesa como membro da realeza britânica

Neil Basu disse que entenderia se Meghan tivesse se sentido "sob ameaça o tempo todo". Os autores das ameaças foram processados, disse ele ao Channel 4 News, da BBC. O príncipe Harry, que se mudou para o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, com Meghan em 2020, disse em 2021 que não se sentia seguro ao visitar o Reino Unido. O casal sempre falou sobre os abusos que sofreram antes […]

today1 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%