G1 Santos

Herói que morreu salvando vítimas de deslizamentos no litoral de SP recebe homenagem

today23 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Ao g1, a irmã Bruna de Oliveira disse ser gratificante ver que tudo construído pelo irmão terá sequência. “Muito emocionante e gratificante ouvir palavras das pessoas homenageando, falando sobre meu irmão. […] ele está ali presente, não só dentro de mim, mas dentro de todos que estavam ali”, disse.

Rafael sumiu em meio aos deslizamentos em 3 de março de 2020 e só foi achado em 8 de março. No dia da fatalidade foram registrados desabamentos de encostas de morros e alagamentos nas ruas. Dezenas de pessoas ficaram soterradas.

Ele tinha grande relação com os moradores da comunidade e não negou ajuda quando chamado para ajudar as vítimas. Segundo a irmã, era uma referência, inclusive por ter fundado há 23 anos a Associação Cultural Afro Ketu, que ensina capoeira, dança afro, percussão e outras modalidades para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.



Rafael, acompanhado da mãe e da irmã Bruna — Foto: Arquivo Pessoal

Bruna contou que após a morte não queria que o projeto continuasse. “Doeu muito […] mas eu agradeço a Eliza, que é a atual presidente e que não deixou o Afro Ketu morrer, é como um sobrinho meu porque foi um filho do meu irmão”.

“O que o meu irmão fazia era cuidar, zelar e ajudar o próximo. Meu irmão sempre foi o meu herói, mesmo sendo mais novo que eu. É gratificante ver que o legado do meu irmão não morreu. Foi um grande exemplo para muitas crianças”.

Hoje, além de levar o irmão no coração e na memória, Bruna carrega uma frase na pele em homenagem a Rafael. “Alguns heróis usam capa, o meu jogava capoeira”, diz a tatuagem feita três dias após o corpo ter sido encontrado.

Irmã fez tatuagem para homem que morreu como herói ao salvar pessoas de deslizamento de terra, em Guarujá, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Além do Complexo Cultural, Esportivo e Comercial Mestre Rafael Rodrigues, no Morrinhos 2, o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), assinou uma extensão da permissão de uso do local à Afro Ketu.

A atual presidente da associação, Elizabete Gonçalves da Silva, contou que essa é uma conquista para dar continuidade ao trabalho. ” Já tínhamos essa concessão e fomos prolongar por mais 5 anos para permanecer lá e continuar as atividades”.

Elizabete disse que Rafael foi uma pessoa única. “Grande conhecedor da militância, do movimento negro e de todas as causas. A gente não tem o que falar mal dele, era inteligente, lutava muito e uma pessoa justa. Acho que é o mínimo que a gente poderia oferecer para ele”.

Rafael e Elizabete eram amigos. Ele foi o fundador do Projeto Afro Ketu, em Guarujá, que hoje é presidido por ela — Foto: Arquivo Pessoal

Morro do Macaco, em Guarujá (SP), foi um dos mais atingidos por temporal em 2020 — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

A chuva forte que atingiu a Baixada Santista em março de 2020 deixou 45 pessoas mortas. Em Guarujá, foram 34 mortes registradas, enquanto em Santos foram oito e, em São Vicente, três vítimas fatais.

O temporal começou na noite de 2 de março e estendeu-se durante toda a madrugada e manhã do dia seguinte. Moradores registraram alagamentos, e ruas ficaram intransitáveis em toda a Baixada Santista. Passageiros de um ônibus mostraram o rápido aumento do nível da água no interior do veículo. Diversas linhas de ônibus e itinerários foram comprometidos pelo temporal.

Na época, houve quedas de barreira nas rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Rio-Santos e Guarujá-Bertioga, que fazem a ligação de cidades da Baixada Santista com outras regiões do Estado de São Paulo. As rodovias precisaram ser interditadas.

Deslizamento no Morro do Macaco, em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo A Tribuna

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-15-vagas-de-emprego-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 15 vagas de emprego nesta quinta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 10 vagas – Técnico de Enfermagem Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio Completo  Obs: Estar com o Coren Ativo 01 vaga – Repositor (PCD) Experiência: 3 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Fundamental Completo 01 vaga – Repositor de Laticínios Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Médio Completo 01 vaga – Operador de Emergência Experiência: 6 meses com comprovação […]

today23 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%