Prefeitura de Guarujá

Homem atendido no Acolhimento Municipal reencontra família após 15 anos

today13 de abril de 2023 8

Fundo
share close

Com um trabalho de busca ativa, assistente social encontrou a família de Tomás Félix; este ano a Prefeitura de Guarujá já realizou 258 recâmbios

Um abraço esperado há 15 anos, enfim, encontrou aconchego. Assim foi o reencontro do pescador Tomás Félix de Oliveira, de 56 anos, com sua família, nesta quinta-feira (13), no Hospital Santo Amaro, em Guarujá.  Com auxílio da Prefeitura, por meio da equipe da Unidade de Acolhimento Municipal José Calherani, ele conseguiu reencontrar os seus parentes, após todo esse período sem notícia. Somente este ano, a Prefeitura efetuou 258 recâmbios.

Tomas Félix é natural de Camocim, no Ceará, e veio para Guarujá trabalhar com pesca. O desemprego e a amputação do pé por conta de um diabetes o deixaram em uma situação difícil. Em dezembro, ele foi encaminhado pelo Hospital Santo Amaro para o Acolhimento Municipal. A Unidade é gerenciada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

No acolhimento, recebeu toda a assistência, tais como estadia, alimentação, atendimentos de saúde e documentação.  Desde então, a equipe realiza busca ativa para reencontrar sua família.

Há dois meses, Tomás descobriu um câncer na bexiga e está internado no Hospital Santo Amaro. Mas, essa semana, a esperança reacendeu. A partir de um pedido nas redes sociais de Camocim, a assistente social da Prefeitura, Rúbia Gabriela Andrade de Oliveira Araújo, conseguiu encontrar seus parentes, inclusive os filhos moram em Franco da Rocha (SP).



“Quando postei o pedido, horas depois, recebi várias mensagens e ligações de pessoas que o conheciam. Uma delas, de sua filha que estava muito emocionada, pois sonhava em encontrar o pai”, relatou a assistente social, que destacou que o foco do trabalho é o resgate dos vínculos familiares.

Emoção

A alegria tomou conta do encontro que aconteceu no Hospital Santo Amaro. Dois filhos e a ex-companheira de Tomás vieram de São Paulo para o reencontro. “Nunca desisti de procurar o meu pai. Quando recebi a notícia, foi um misto de emoção. Agora, estamos juntos novamente. Um sonho realizado”, afirmou Liriane dos Reis, 29 anos, filha do pescador.

Para Tomás Félix, o encontro foi mais do que uma surpresa: um presente divino. “Foi a melhor coisa do mundo encontrar minha família. Não quero largar mais”, afirmou. Agora, a família espera a alta para levar Tomás para casa.

258 Recâmbios

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Guarujá consegue realizar um reencontro. Já foram muitas histórias com final feliz. Durante esse ano, foram feitos 258 recâmbios para pessoas em situação de rua. O recâmbio possibilita que pessoas em situação de vulnerabilidade social voltem para suas cidades de origem, bem como reencontrem seus familiares. Todo o custeio de passagens e embarque é providenciado pela Prefeitura.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-tem-42-vagas-de-emprego-disponiveis-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Pat Guarujá tem 42 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 25 vagas – Pedreiro de Fachada Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Não exigida  08 vagas – Pedreiro de Alvenaria Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Não exigida  08 vagas – Pedreiro Azulejista Experiência: 6 meses sem comprovação em carteira Escolaridade: Não exigida  01 vaga – Cozinheiro do Serviço Doméstico Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto  […]

today13 de abril de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%