Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Um homem, de identidade ainda não revelada, pichou ofensas contra Israel no muro de uma sinagoga no bairro Macuco, em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens de monitoramento obtidas pelo g1, nesta terça-feira (5), mostram que ele escreveu “paz” ao lado de “Israel terrorista”. Esta é a segunda vez que um templo judaico é vandalizado na cidade em 2024.
O vídeo mostra o suspeito se aproximando de bicicleta da Sinagoga Beit Sion, localizada na Rua Borges, por volta de 3h30 de domingo (3). Ele usava uma máscara, um casaco de moletom e um boné, além de uma mochila na frente do corpo. Ainda em cima do veículo, o homem pichou um lado do muro e, depois, foi até a outra extremidade para escrever a palavra “paz”.
Ao g1, a presidência da sinagoga afirmou que registraria um boletim de ocorrência sobre o caso. O líder do templo, que preferiu não se identificar, acrescentou que considera a situação como “inaceitável” e um “ato de terrorismo”.
Homem pediu paz e liberdade para Israel, além de chamar a nação de ‘terrorista’ — Foto: Câmera de monitoramento e g1 Santos
“Aqui é uma entidade onde rezamos por todas as nações”, disse o líder religioso. “Nós estamos lidando com pessoas que não têm compromisso com o amanhã”.
O presidente executivo da Federação Israelita de São Paulo (Fisesp), Ricardo Berkiensztat, disse ao g1 que o tom das manifestações antissemitas – de ódio aos judeus – estão crescendo no Brasil. O ato de vandalismo, segundo ele, não foi algo inesperado, mas a preocupação permanece.
Caso ocorreu em sinagoga localizada no bairro Macuco, em Santos (SP) — Foto: g1 Santos
“Realmente, vamos utilizar do poder público para enfrentar esse tipo de ação, que já ocorreu dois meses atrás”, afirmou Berkiensztat.
Em nota, a Prefeitura de Santos disse que a Guarda Civil Municipal irá intensificar o patrulhamento. A população pode fazer denúncias sobre casos do tipo por meio dos telefones 153 (GCN) e 190 (PM).
Homem é filmado pichando ‘palestina livre’ e ‘paz’ em templo religioso judaico
Em janeiro deste ano, um homem foi filmado vandalizando o muro e as portas de um templo judaico no bairro Vila Nova, em Santos. Imagens obtidas pelo g1 mostraram o momento em que ele pichou “palestina livre” e “paz” na Sinagoga Bet Jacob. (assista acima).
O grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa a Israel, matando mais de 1,4 mil pessoas e capturando reféns, em 7 de outubro do ano passado. Israel reagiu com bombardeios e, desde então os confrontos continuam.
Sinagoga Bet Jacob, em Santos, é alvo de ato de vandalismo — Foto: g1 Santos
Israel declara guerra após ataque do Hamas; entenda
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Robinho foi sentenciado por estuprar, junto com outros cinco homens, uma mulher albanesa em uma boate em Milão, na Itália. O crime ocorreu em 2013, quando ele era um dos principais jogadores do AC Milan. Em fevereiro de 2023, o governo italiano pediu a homologação da decisão da Justiça do país — para que o ex-atleta cumpra a pena no Brasil. A manifestação foi organizada pelo coletivo feminista 'Maria vai […]
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
09:50 - 10:05
10:05 - 12:05
Publicar comentários (0)