G1 Santos

Homem é preso suspeito de lavagem de dinheiro em operação do Gaeco no litoral de SP

today12 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

Um homem foi preso por suspeita de lavagem de dinheiro durante nova etapa da Operação Sharks, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Militar com objetivo de desarticular lideranças de uma facção criminosa. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no bairro Vila Caiçara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

Segundo apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, o detido e principal alvo da operação é ex-diretor da Otrantur, que era responsável pelo transporte coletivo em São Vicente. Nenhum representante da empresa foi localizado para falar da prisão.

Em entrevista coletiva, o procurador-geral Mário Sarrubo afirmou que foram cumpridos mandados de busca e a apreensão em 22 locais, além de dois mandados de prisão — um deles na região. “Dois [foram] presos, um por posse ilegal de arme de fogo e um [outro] com munições”.



O promotor público do Gaeco, Lincoln Gakiya, frisou que os denunciados pela operação já estão presos ou permanecem foragidos. “Nós visamos a asfixia financeira da organização, então nós estamos atacando o patrimônio formado pelo núcleo de dois chefes”.

Com a primeira etapa concluída em setembro de 2020, a Operação Sharks começou a partir de investigações conduzidas com o cruzamento de múltiplos dados, mirando integrantes dos principais escalões da organização.

As provas colhidas revelaram que a cúpula da facção comanda sistemática que movimenta mais de R$ 100 milhões anualmente, quantia decorrente do tráfico de drogas e arrecadação de valores dos integrantes.

O trabalho desenvolvido por oito promotores de Justiça levou ao oferecimento de denúncia. Um dos alvos foi preso em julho deste ano em Pernambuco.

O homem estava em um resort de luxo e, segundo apurado durante as investigações, ocupa uma das mais altas posições nos escalões da facção, ficando a cargo de gerenciar parte do tráfico de drogas do exterior ao Brasil.

Ele também atuava em esquemas para lavagem de dinheiro. Com o denunciado, as autoridades apreenderam documentos de identificação falsos, cartões de crédito e celulares.

Agora, a investigação revela que enquanto os líderes levam uma vida de luxo, milhares de faccionados vivem nas cadeias e as famílias têm uma vida pobre e miserável.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-tera-consulta-publica-por-distrito-turistico-no-centro-historico

G1 Santos

Santos terá consulta pública por Distrito Turístico no Centro Histórico

Audiência será realizada nesta quinta-feira (14) a partir das 18h, na Associação Comercial de Santos, no Centro. O encontro apresentará a proposta e acolherá as contribuições dos munícipes que estiverem presentes. Consulta pública discute a implantação de um Distrito Turístico no Centro de Santos — Foto: Prefeitura de Santos Uma consulta pública para discutir a Proposta de Implementação de um Distrito Turístico em Santos, no litoral de São Paulo, será […]

today12 de setembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%