G1 Santos

Homem morre após ser baleado por PMs dentro de imóvel em Guarujá, SP; sobe para 51 o número de mortos na Operação Verão

today23 de março de 2024 1

Fundo
share close

Um homem, ainda não identificado, morreu após ser baleado por policiais militares no bairro Santa Rosa, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele estava armado dentro de um imóvel utilizado como depósitos de drogas e armas. Com o caso, sobe para 51 o número de mortes durante a Operação Verão. Os policiais informaram que possuíam câmeras corporais, mas elas estavam inoperantes.

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 15h30 desta sexta-feira (22), policiais do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) receberam uma denúncia anônima de uma ‘casa bomba’ na rua Manoel Penelas, no bairro Santa Rosa. O local era utlizado para o armazenamento de drogas e armas, e havia a informação que um homem armado estaria na casa.

No local, os policiais militares perceberam que se tratava de uma habitação coletiva, com vários quartos. Em um deles, um homem saiu armado, fez menção de efetuar disparos contra os policiais, que atiraram e atingiram o suspeito. Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi até o local e atestou a morte do homem.



Uma perícia foi realizada na casa e foram apreendidos uma submetralhadora, uma pistola, 20 cartuchos e um tijolo de maconha. As armas, o fuzil e as munições utilizadas pelos policiais também foram recolhidos, bem como a arma do suspeito.

Os policiais militares informaram que possuíam câmeras corporais, mas elas estavam inoperantes. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, tráfico de drogas e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia do Guarujá.

Ainda de acordo com a Secretaria, as mortes em confronto são resultado da reação violenta dos criminosos ao trabalho policial. Até o momento, 51 infratores morreram. Todos os casos são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário.

Segundo a SSP-SP, desde o início da ação, 967 criminosos foram presos, entre eles 384 procurados pela Justiça; 941,6 quilos de drogas foram retirados das ruas e 103 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito, apreendidos.

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

A Operação Verão foi estabelecida na Baixada Santista desde dezembro de 2023. No entanto, com a morte do PM Samuel Wesley Cosmo, em 2 de fevereiro, o Estado deflagrou a 2ª fase da ação com o reforço policial na região.

A 3ª fase da Operação Verão permanece em andamento por tempo indeterminado. Já foram registradas 51 mortes de suspeitos.

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo e as entidades de segurança pública e proteção de direitos humanos também entregaram à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado um relatório com irregularidades nas abordagens de policiais durante a Operação Verão na Baixada Santista.

Além das denúncias, o documento conta com uma série de recomendações aos órgãos públicos para que cessem as violações de direitos humanos praticadas pela polícia.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também fez uma declaração sobre a Operação Verão. Ele afirmou que ação está sendo feita com profissionalismo e inteligência e minimizou as denúncias de que corpos de mortos são levados como vivos para hospitais

“Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí”, disse o governador.

Uma manifestação a favor da Operação Verão reuniu moradores, representantes de associações, policiais militares e deputados estaduais, que integram a chamada ‘Bancada da Bala’. O ato ocorreu no último dia 9, na Praça das Bandeiras, na orla da praia do Gonzaga, em Santos.

Em nota, a SSP-SP ressaltou que todos os casos são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

projeto-para-duplicacao-do-viaduto-da-curva-do-‘s’-e-aprovado-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Projeto para duplicação do viaduto da Curva do ‘S’ é aprovado em Praia Grande, SP

Um projeto viário para duplicação do viaduto da 'Curva do S' foi aprovado em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A validação da proposta ocorreu durante uma reunião entre representantes da Agência de Transportes de São Paulo (Artesp), da Prefeitura de Praia Grande e da Ecovias. Segundo a administração, o crescimento populacional e de veículos reforçaram a necessidade de ampliação do equipamento, que é considerado uma importante rota logística […]

today23 de março de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%