G1 Santos

Homem relata desespero ao salvar mulher que não sabia nadar e caiu de balsa no litoral de SP: ‘fui ajudar’

today4 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

Agamenon dos Santos, de 35 anos, tem sido chamado de herói desde que pulou de uma travessia de balsa para salvar uma mulher, de 48, que caiu e ficou presa embaixo do transporte marítimo que faz o transporte de pedestres e ciclistas entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, porém, o homem contou, nesta segunda-feira (4), que não se sente como tal.

“Não me sinto assim [herói]. O pessoal fica chamando, mas não me sinto. Só desci para ajudar a pessoa em sofrimento”, disse ele, que trabalha como armador.

Vivian Burato Silva caiu da balsa após o transporte chegar próximo ao atracadouro, do lado de Guarujá. Segundo apurado pelo g1, durante a manobra ficou um vão entre a balsa e área de desembarque, momento em que ela caiu na água.



Agamenon contou que se sente bem por ter ajudado, mas ainda não processou o motivo que o fez agir dessa forma. “Seria um sofrimento grande para a família [dela]. Perdi um tio, não dessa forma, mas sei como é o sofrimento para a família”.

De acordo com ele, essa foi a primeira vez que pulou da balsa para socorrer uma vítima, mas na praia já auxiliou outras pessoas em situação de afogamento. “Fiquei feliz de ter ajudado, tirado ela dali e aliviado o sofrimento dela que estava muito desesperada”.

O armador disse que estava próximo ao portão de saída quando ouviu uma multidão gritando que uma mulher tinha caído na água, mas resolveu voltar. “Eu pulei e ela não estava mais no lugar que caiu, estava do outro lado e já debaixo da balsa”.

Ele contou, ainda, que mantém contato com Vivian e o marido dela. Durante o resgate, o armador chegou a machucar o pé. “Eles ficam perguntando se preciso de ajuda e ela me agradece sempre”. O homem explicou que um ferro cortou o pé dele e, por isso, está com dor para pisar no chão.

Mulher caiu no mar durante a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e ficou presa embaixo da embarcação — Foto: Arquivo Pessoal

Vivian contou que havia deixado o trabalho em Santos e voltava para Guarujá, onde mora. “A balsa em que eu estava era a FB-14. Quando eu fui sair ela recuou e ficou um espaço, nisso eu cai na água. Na sequência, o transporte retornou para próximo do atracadouro e eu fiquei presa embaixo [da embarcação], me afogando”.

Ela foi salva após o piloto recuar a balsa mobilizado com os gritos dos passageiros pedindo ajuda. “A balsa se afastou e um homem pulou na água e se arriscou para me resgatar. Na sequência, os outros passageiros jogaram uma boia para me ajudar e conseguimos ficar em segurança”, explicou a mulher, que não sabe nadar.

Segundo a vítima, foram 20 minutos de angústia, entre a queda no mar e o socorro em terra. Naquele momento, de acordo com ela, um homem se identificou como coordenador de operações do transporte e disse que, no dia seguinte, a empresa entraria em contato para ressarcir a bicicleta e o celular que ela perdeu.

Vivian contou que. mais calma, conseguiu ligar para o marido que a levou ao hospital Casa de Saúde de Guarujá. “Quando eu dei entrada fui para a emergência e os médicos fizeram diversos exames. “Eu estou com vários arranhões na testa, no joelho, um machucado no nariz, no braço e o pé torcido. Mas, graças a Deus, não tenho fraturas”, contou.

O g1 entrou em contato com o Departamento de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) que informou que registrou acidente no atracadouro misto da embarcação FB-14 do lado Guarujá, onde uma ciclista caiu no mar.

De acordo com o órgão, as equipes do Departamento Hidroviário (DH) seguiram os protocolos de atuação e imediatamente auxiliaram no socorro da vítima, que foi resgatada com segurança e atendida pela equipe operacional.

Mulher caiu após balsa recuar e ficou presa embaixo de equipamento no litoral de SP — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-diz-que-suspeito-de-atacar-filha-durante-aula-no-litoral-de-sp-queria-mata-la

G1 Santos

Mãe diz que suspeito de atacar filha durante aula no litoral de SP queria matá-la

"Foi quase no peito, ia dar a facada para matar mesmo", disse a mãe, que não quis se identificar. A mulher contou, ainda, que o homem deu vários golpes na filha, mas só um a perfurou. "Ela [vítima] disse que sentia a faca encostando na barriga, mas Deus colocou a mão e não deixou furar [mais]". A adolescente foi atingida no tórax e está internada no Hospital Santo Amaro (HSA) […]

today4 de setembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%