G1 Santos

Homem vira ‘caçador de buracos’ após sofrer grave acidente no litoral de SP; VÍDEO

today5 de outubro de 2023 1

Fundo
share close

Um vídeo de um gerente comercial tampando buraco no Canal 3 em Santos, no litoral de São Paulo, viralizou nas redes sociais nas últimas horas. Ao g1, nesta quinta-feira (5), André Marins Salgueiro, de 44 anos, contou que criou o projeto ‘Tampa Buracos’ após ter fraturado a clavícula ao cair em um, há 1 ano, enquanto pedalava.

Imagens obtidas pelo g1 mostram a ação realizada pelo ‘Caçador de Buracos’ e pelos amigos Lucas Lawant e Lucas Pereira. Mesmo com trânsito, eles não desistem de tampar o buraco. “A gente chegou aqui no buraco, mas já já esse aqui, que é mortal, não vai mais atrapalhar a vida de ninguém” (veja acima).

O acidente que André sofreu enquanto treinava ciclismo, na Ponta da Praia, foi o pontapé para exercer a cidadania e evitar que outras pessoas se ferissem da mesma forma. “Falei que quando me recuperasse, todo buraco que achasse e fosse possível tampar, eu tamparia porque todo buraco é ofensivo ao motociclista, ciclista, motorista e pedestre”.



Nos últimos dois meses, ele começou a planejar o projeto com a ajuda dos amigos, e há um mês passou a tampar os buracos de forma experimental. “Muito na raça, fomos aprender com especialistas de pavimentação em Atibaia. Essa empresa nos deu suporte científico para dizer como a gente deveria fazer e chegamos a um denominador comum”.

Ao todo, quatro buracos já foram tampados, mas o grupo pretende acabar com aproximadamente dois por semana. “Por que tampa e não tapa? Porque a gente espera que [alguém] destampe e feche de vez (…) a gente quer simplesmente ir lá na hora e sanar o buraco“.

André e dois amigos participam de projeto ‘Tampa Buracos’ para cobrir as crateras abertas nas ruas de Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução

O gerente comercial frisou que o objetivo do projeto não é entrar em confronto com ninguém, apenas cuidar do bem-estar da população. “A gente não quer nenhum tipo de confronto, nem apontar na cara de ninguém, nem da sociedade e nem dos representantes governamentais”.

André explicou que todo buraco pequeno pode transformar-se em uma grande erosão. “Enquanto a gente puder e tiver força, até porque é do [nosso] bolso, a gente vai lá, separa um dinheirinho e compra o asfalto”. Segundo ele, um pacote de 15 kg custa em média R$ 38, mas é difícil encontrar.

“Fica bom e compacta bem. Se souber fazer, evita que muita gente tenha problema com os riscos que os buracos fazem as pessoas passar”, disse.

Após tampar o buraco, o grupo volta para acompanhar a durabilidade do trabalho. Segundo ele, a parte mais difícil é realizar a ação em ruas movimentadas. “Temos que realizar de madrugada e atrapalha demais a vida da gente […], mas somos entusiastas de projetos do bem”.

Andre tampa buraco pelas ruas de Santos com objetivo de evitar que as pessoas se acidentem neles — Foto: Reprodução

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que os buracos aparecem por conta do desgaste natural, infiltrações ou grande quantidade de águas pluviais aliada ao impacto provocado pelo peso dos veículos, como ônibus e caminhões.

O reparo no pavimento exige técnica e cuidados prévios para que a situação não seja maximizada pela exposição da integridade física do cidadão que eventualmente se arrisque na pista para amenizar o problema.

Segundo a administração municipal, o artigo 95 do Código Brasileiro de Trânsito estabelece que nenhuma obra que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, seja iniciada sem permissão prévia do órgão de trânsito.

A prefeitura esclareceu, ainda, que o mapeamento dos buracos é feito por equipes técnicas e que as vistorias atendem denúncias e solicitações de munícipes via Ouvidoria, sendo que mais de 3,4 mil atendimentos foram realizados neste ano.

André fraturou a clavícula após cair em um buraco na Ponta da Praia, em Santos, e resolveu cobrir outros para evitar acidentes — Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-passo-a-passo-de-queda-de-parapente-que-deixou-homem-ferido-no-litoral-de-sp;-assista

G1 Santos

Vídeo mostra passo a passo de queda de parapente que deixou homem ferido no litoral de SP; ASSISTA

Caso aconteceu em Santos (SP). Família do homem diz que, apesar do acidente, ele está bem. Novo vídeo mostra homem caindo de parapente em prédio no litoral de SP Um vídeo obtido pelo g1 nesta quinta-feira (5) mostra detalhes da queda de um piloto de parapente na garagem de um prédio em Santos, no litoral de São Paulo. Nas imagens, que são fortes, é possível ver que o equipamento passou […]

today5 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%