G1 Mundo

Hong Kong registra o maior volume de chuvas de 140 anos; VÍDEO

today8 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Chuvas de intensidade recorde provocaram inundações em Hong Kong na madrugada desta sexta-feira (08/09), alagaram ruas, centros comerciais, estações de metrô e levaram ao fechamento de escolas e à interdição do tráfego rodoviário e ferroviário. O temporal ocorre poucos dias depois de o território chinês ter sido atingido por um tufão.

A região administrativa especial chinesa registrou a maior precipitação horária desde que os registos começaram, há 140 anos. De acordo com a agência meteorológica de Hong Kong, caíram até 158,1 milímetros de água por hora pouco antes da meia-noite, o que representou a maior intensidade de chuva na metrópole desde 1884.

As autoridades de Hong Kong informaram na noite de quinta-feira que vários bairros foram inundados e que os serviços de emergência estavam realizando operações de resgate. Elas pediram aos moradores que ficassem em casa ou fossem para locais seguros.



Trabalhadores de drenagem auxiliam um motorista preso devido a uma inundação em um local seguro, durante fortes chuvas em Hong Kong, China, 8 de setembro de 2023. — Foto: REUTERS/Tyrone Siu TPX IMAGES OF THE DAY

“As fortes chuvas causarão inundações repentinas”, alertou a agência meteorológica. “Os habitantes que vivem perto dos rios devem estar atentos às condições meteorológicas e abandonar as suas casas” em caso de cheias, acrescentou. Até ao momento não houve vítimas.

“Estou muito preocupado com as graves inundações em várias áreas afetadas de Hong Kong“, escreveu esta manhã o chefe do executivo de Hong Kong, John Lee, na sua conta no Facebook, apelando à população para que permaneça em locais protegidos e afirmando que vários departamentos governamentais estão tomando medidas para ajudar as áreas afetadas.

As autoridades anunciaram que as aulas nas escolas foram “suspensas devido a condições extremas” e que os serviços de carga na fronteira da cidade com a vizinha Shenzhen, a capital tecnológica da China, foram interrompidos.

O serviço de transporte público de Hong Kong também sofreu com a situação, e algumas linhas de metrô não funcionaram adequadamente ao longo do seu percurso.

Segundo a agência meteorológica, estas precipitações intensas estão relacionadas com a baixa pressão atmosférica deixada pela passagem do tufão Haikui. Na semana passada, o sudeste da China foi atingido pelos tufões Saola e Haikui.

Especialistas dizem que as mudanças climáticas aumentaram a intensidade das tempestades tropicais, com mais chuvas e rajadas mais fortes, levando a inundações repentinas e danos nas áreas costeiras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-morre-afogada-apos-carro-cair-dentro-de-piscina-de-casa-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Mulher morre afogada após carro cair dentro de piscina de casa no litoral de SP

Caso aconteceu nesta sexta-feira (8), em Guarujá (SP). Vítima estava com outras duas mulheres dentro do veículo, que conseguiram se salvar. Carro caiu 'capotado' dentro de piscina em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução Uma mulher, de 22 anos, morreu afogada após um carro cair dentro de uma piscina em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (8). Segundo apurado pelo g1, outras duas mulheres estavam no veículo, mas conseguiram […]

today8 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%