G1 Santos

Hospital de Registro realiza cirurgias cardíacas inéditas no Vale do Ribeira, SP

today17 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

O Hospital Regional de Registro (HRR), no interior de São Paulo, realizou dois procedimentos cardíacos inéditos no Vale do Ribeira. Os pacientes, que foram submetidos as cirurgias, já tiveram alta médica. Ao g1, o governo estadual informou que as cirurgias representam um avanço para a saúde da região.

A cirurgia de aneurisma de aorta [dilatação na parede de um vaso sanguíneo] e o implante de cardioversor desfibrilador [dispositivo implantável que monitora a frequência e o ritmo cardíaco e administra tratamento de marca-passo] foram realizados pela equipe de cirurgiões cardiovasculares do HRR, que é gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês.

A primeira vez em que os procedimentos foram realizados no Vale do Ribeira foi um sucesso. A implantação do cardioversor desfibrilador implantável (CDI) aconteceu no dia 23 de janeiro em um paciente de 75 anos, morador de Iguape. Ele tinha sido internado em dezembro, com mal-estar e desconforto torácico.



Em nota divulgada pelo hospital, o cirurgião cardiovascular Marcelo Soares informou que o paciente tinha problema de coronária e apresentou alteração estrutural do músculo cardíaco, que predispõe a ciclos de arritmias.

“Neste caso, o tratamento indicado foi o implante de CDI, um dispositivo automático que funciona como um marca-passo, capaz de detectar arritmias graves com potencial risco de morte e tratá-las imediatamente por meio de estímulos elétricos”, explicou o médico.

O outro procedimento inédito foi para correção de pseudoaneurisma de aorta ascendente (roto). O paciente foi um morador de Eldorado, de 42 anos, que sentia dor no peito e foi diagnosticado por exame de angiotomografia de aorta.

Na cirurgia, realizada no fim de 2023, o pseudoaneurisma foi ressecado e o segmento da aorta atingido foi substituído por um enxerto sintético. “O paciente sofria inclusive de rouquidão e dificuldade de engolir os alimentos devido ao grande hematoma que comprimia os nervos, o pulmão esquerdo e esôfago”, disse o cirurgião cardiovascular Jorge Luis Silva.

Os dois pacientes se recuperaram e tiveram alta médica. O HRR é referência em cirurgia cardíaca para o Vale do Ribeira e também realiza implante de marca-passo, troca de válvula mitral e revascularização do miocárdio, com uma média de 240 procedimentos por ano.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carteiro-morre-apos-ser-atacado-por-abelhas-durante-entrega-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Carteiro morre após ser atacado por abelhas durante entrega no litoral de SP

Um carteiro, de 58 anos, morreu após ter sido atacado por abelhas em Bertioga, no litoral de São Paulo. Ele entregava uma encomenda no Centro da cidade quando recebeu as picadas e, logo em seguida, sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR). A vítima foi socorrida e levada ao hospital municipal, mas não resistiu. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que, na última quinta-feira (15), guarda-vidas foram acionados por um pedreiro […]

today17 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%