G1 Santos

IBGE leva ação ‘Favela no Mapa’ ao Morro do Macaco Molhado, em Guarujá, SP

today25 de março de 2023 15

Fundo
share close

O Morro do Macaco Molhado, em Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu na manhã deste sábado (25) a ação “Favela no Mapa”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A iniciativa tem como objetivo coletar dados em comunidades de todo o país para tentar reduzir o percentual de residências que não responderam ao Censo deste ano.

Uma equipe do IBGE se reuniu às 9h deste sábado em uma praça próxima à comunidade. No local foram montadas tendas com materiais de divulgação e caixa de som para conscientizar a população sobre a importância de responder à pesquisa.

Em seguida, as equipes se dividiram para visitar as casas dos moradores com apoio de membros da Central Única das Favelas (Cufa). De acordo com o IBGE, essa iniciativa também pretende ajudar a ‘abrir portas’ para o trabalho de recenseadores, responsáveis por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores, no Morro do Macaco Molhado.



IBGE leva ação ‘Favela no Mapa’ ao Morro do Macaco Molhado, em Guarujá, no litoral de SP. — Foto: Reprodução/ TV Tribuna

Apesar do Censo ter sido finalizado em fevereiro deste ano, o instituto está na fase final de apuração dos dados coletados. Cerca de 10% dos moradores dos morros de Guarujá (SP) não responderam à pesquisa.

Um dos motivos para a situação, de acordo com o IBGE, é por conta do tempo que o morador passa fora de casa, principalmente por causa do trabalho, e que não coincide com os horários em que os recenseadores costumam fazer as visitas às residências.

Outros pontos ressaltados pelo instituto para a falta de resposta estão na recusa, omissão de domicílios – que ficam em lajes, por exemplo -, além das dificuldades de acesso e circulação.

De acordo com os dados prévios do Censo, aproximadamente 75,57% da população foi recenseada e 61,23% dos domicílios foram visitados. A taxa de recusa dos moradores chegou a 3,75%, e a de ausentes foi de 6,48%.

Ainda de acordo com o IBGE, a baixa porcentagem de residências que receberam a visita dos recenseadores em Guarujá (SP) aconteceu pela existência de muitas casas de uso ocasional. No total, são 97 mil domicílios com moradores fixos na cidade, porém, ainda faltam as respostas de aproximadamente 7 mil moradias para .

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-amplia-e-torna-lei-de-abuso-sexual-mais-vigorosa-para-lideres-da-igreja

G1 Mundo

Papa amplia e torna lei de abuso sexual mais vigorosa para líderes da Igreja

Em decreto, Francisco tornou definitivas as medidas que obrigam padres a relatarem aos superiores qualquer suspeita de abuso e que responsabilizam bispos diretamente por acobertarem casos. Papa Francisco durante entrevista exclusiva para a Associated Press de dentro do Vaticano em 24 de janeiro de 2023 — Foto: Andrew Medichini/AP Líderes leigos são aqueles que não fazem parte da hierarquia eclesiástica (o clero), mas já são líderes de suas igrejas. As […]

today25 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%