G1 Santos

Idosa chega ao centésimo Natal com o sentimento de gratidão e cheia de boas lembranças: ‘noite de alegria’

today25 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

Júlia Maria dos Santos moradora de Santos, no litoral de São Paulo, comemorou sua centésima noite de Natal. Ao lado da família, a idosa contou ao g1 que já não se lembra muito de quando era criança, mas uma coisa ela nunca esqueceu, da alegria do dia do Natal.

“Tudo em casa era muito simples. Meu pai e minha mãe não tinham dinheiro para comprar presentes. Naquela época a vida era difícil na roça. A gente gostava de usar leite de colônia para limpar o rosto, que era barato e era isso que a gente ganhava”, contou ela.

Filha de nordestino, Júlia nasceu em 27 de outubro de 1922. Ela, os sete irmãos e os pais moravam em um fazenda, em Delmiro Gouveia, em Alagoas. A centenária casou e veio morar no litoral em 1972. Teve sete filhos e, se o marido estivesse vivo, completaria 70 anos de casada.



Segundo Júlia, todos os anos ela e os irmãos ganhavam um roupa nova para passar a noite de Natal. “Eram feitas à mão pela nossa tia Gertrudes. A cada ano era uma diferente, e sempre especial. As coisas simples faziam a nossa celebração. O Natal era um noite de alegria”, disse.

Papai Noel visita a família da idosa de cem anos, em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal

“Próximo da meia-noite, o Papai Noel chega tocando o sino, me abraça e nunca esquece de me trazer uma lembrancinha. Eu sempre ganho um vestido e um chinelo, mantendo a tradição desde a minha infância, de alegria”, conta ela, que a cada ano recebe o bom velhinho em casa para alegrar o Natal das crianças.

Júlia contou que depois que veio morar em Santos, o Natal teve um significado diferente. Com o nascimento dos filhos, o Papai Noel começou a visitar a família. “Construí a minha família e queria dar para eles [filho] algo que eu nunca tive quando era pequena, que foi a presença do bom velhinho”, disse ela.

Em Santos, a noite de Natal era simples, mas sempre com um presente e todos reunidos. Segundo a neta dela, Karolina Oliveira, todos os anos um vizinho se veste de Papai Noel e vai à casa da família no bairro Marapé. Neste ano, a idosa vai celebrou o Natal com duas filhas, dez netos e cinco bisnetos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-altera-locais-de-testagem-contra-a-covid-19-a-partir-de-segunda-feira

G1 Santos

Santos altera locais de testagem contra a Covid-19 a partir de segunda-feira

Centro de Testagem no CEU das Artes, no bairro Castelo, será desativado. Santos altera locais de testagem contra a Covid-19 a partir de segunda-feira — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, desativará o centro de testagem da Covid-19 no CEU das Artes, no bairro Castelo, a partir de segunda-feira (26). No entanto, os testes continuarão sendo realizados no ginásio da Portuguesa Santista, na […]

today25 de dezembro de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%