G1 Santos

Idosa de 70 anos que teve paralisia infantil ‘anda’ com os joelhos e usa borracha de pneu como sapato: ‘faço de tudo’; VÍDEO

today19 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Uma idosa de 70 anos que há décadas vive as sequelas da poliomielite (paralisia infantil) teve que se adaptar para driblar as adversidades. Ela ‘anda com os joelhos’ e usa borracha de pneu como calçado. Nair Werneck de Ponte mora em Apiaí, no interior de São Paulo, e contou ao g1 que, quando criança, se arrastava com o quadril no chão. Ela só descobriu que dava para ‘caminhar’ com os joelhos ao jogar futebol com os amigos.

Nair disse ter contraído poliomielite aos cinco meses de vida, quando ficou com a perna direita imóvel. Em vez dos primeiros passos, ela se arrastava sentada, e dessa forma se locomoveu até os nove anos.

Um dia, jogando futebol com os irmãos, ela teve a ideia de enrolar tecidos nos joelhos e começou a engatinhar, pois, como era goleira, ficava mais fácil para brincar.



Nair Werneck de Ponte, moradora de Apiaí, ‘anda’ com os joelhos há pouco mais de 60 anos — Foto: Reprodução/Apiaienses Bravos e Arquivo pessoal

Sempre cobrindo os joelhos para não machucar, Nair se adaptou e passou a ‘andar’ com os joelhos, como faz até hoje. Ela contou que, quando não tem onde se apoiar, como nas idas ao quintal, precisa engatinhar para se sentir mais segura. A idosa ainda conta com uma cadeira de rodas, que é usada quando precisa ir ao centro da cidade

Nair desenvolveu o próprio ‘calçado’. Ela vai ao borracheiro em busca pneus e, depois que os consegue, envolve a borracha em panos e as prende aos joelhos.

“Ai eu vou longe. Cuido da minha plantação, trabalho na roça e faço de tudo um pouco. O que estiver ao meu alcancei eu faço. Eu adoro o meu trabalho no campo. Eu planto de tudo, só não planto dinheiro”, disse.

Moradora de Apiaí envolve as borrachas de pneus com panos e as prende aos joelhos para ‘caminhar’ com mais conforto — Foto: Arquivo pessoal

Nair confessou já ter sofrido muito preconceito e enfrentado olhares ‘maldosos’ quando precisa sair de casa. “Na cidade eu uso cadeira de rodas, e o pessoal acha que eu vou pedir alguma coisa. Se estou parada na calçada, tem gente que dá a volta para não passar por perto de mim”.

“Eu não acho que a deficiência seja um problema, eu não reclamo. Eu agradeço a Deus por me dar saúde e coragem para enfrentar o meu dia na roça”, disse.

Nair afirma que a deficiência não é um problema e que está adaptada a andar de joelhos — Foto: Apiaienses Bravos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-12-vagas-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem 12 vagas nesta quinta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 1 vaga – Vendedor de serviços Mínimo de três meses de experiência sem comprovação em carteira Ensino Médio completo 1 vaga – Porteiro Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Médio completo Curso de porteiro 1 vaga – Vigilante Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Médio completo […]

today19 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%