G1 Santos

Ilha no litoral de SP é primeiro atrativo turístico das Américas a receber certificação ambiental internacional

today13 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, no litoral de São Paulo, conquistou o selo Green Key, um prêmio de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico. O local é o primeiro e, até o momento, único atrativo turístico das Américas a ter a certificação ambiental internacional.

O local foi idealizado pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee. Na década de 50, ele projetou uma ilha privativa autossustentável pensando no futuro.

No espaço, de 36 mil m², Lee instalou tecnologias a fim de garantir a preservação da ilha e poder oferecer ao público acesso à história, ciência, cultura e lazer.



Por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR), a ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021. Os interessados devem entrar em contato neste link.

Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, é o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber selo Green Key — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação

A pesquisadora, professora da Unaerp e conselheira da FFEL, Priscilla Bonini Ribeiro, reforçou que a Ilha é um local onde são realizados inúmeros experimentos e projetos que visam a preservação ambiental, mostrando que é possível conciliar a ciência e o turismo, por exemplo.

Priscilla afirmou que a FFEL e o INMAR lutam em buscas de parceiros para continuar com o Projeto Mundo Sustentável na Ilha dos Arvoredos. “Recebemos um selo internacional e somos reconhecidos internacionalmente. A gente espera que as empresas possam reconhecer a grandeza desse projeto”.

Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, recebe selo Green Key — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação

O selo, segundo ela, coroa o trabalho realizado há décadas no local e demonstra que é possível conciliar a ciência, turismo e desenvolvimento sempre preservando o meio ambiente. “O selo veio dar motivação para essa luta tão bonita que é o mundo sustentável”.

O engenheiro ambiental e presidente do INMAR, Bruno Tacon Cardoso, explicou que a Ilha dos Arvoredos cumpriu os 65 critérios obrigatórios para obtenção do selo internacional. Segundo ele, o processo foi bastante complexo.

“A gente está muito contente com esse selo. É uma conquista nossa. Conseguimos entrar ao grupo seleto de aproximadamente outras 60 certificações no mundo”, disse Cardoso.

Agora, a Ilha dos Arvoredos precisará continuar fazendo o que já fazia e enquadrar-se anualmente em novos critérios exigidos para manutenção do selo internacional. “Vai ficando cada vez mais difícil, acompanhando a tecnologia e o conceito de sustentabilidade”.

O Green Key é um selo ambiental internacional que, desde 1994, tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo, e é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE).

Mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países possuem a certificação, concedida a equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centro de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como museus, centros de visitantes e parques temáticos. O selo mostra que o estabelecimento está comprometido em reduzir o impacto ambiental de sua estadia.

Ilha dos Arvoredos é o primeiro atrativo turístico das Américas a receber Green Key, certificação ambiental internacional — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-catador-de-reciclaveis-uma-hora-antes-de-ser-morto-a-tiros-pela-pm-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Vídeo mostra catador de recicláveis uma hora antes de ser morto a tiros pela PM no litoral de SP

Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o catador de recicláveis José Marcos Nunes da Silva cerca de uma hora antes de ser morto por policiais militares dentro do barraco onde morava no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo o boletim de ocorrência, ele portava uma arma e disparou contra os agentes, que revidaram. A família afirma que ele era inocente (assista acima). O advogado […]

today13 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%