G1 Santos

Imagens de santos históricas são quebradas com picareta no interior de SP: ‘intolerância religiosa’, diz padre

today2 de outubro de 2023 1

Fundo
share close

As imagens de São João Batista e Nossa Senhora do Carmo foram arremessadas ao chão e quebradas com uma picareta durante ato de vandalismo na igreja Matriz de Sete Barras, no interior paulista. Ao g1, o padre Francisco Neto disse que as janelas foram arrombadas, roupas sacerdotais e eucaristias espalhadas pelo chão, além de terem roubado o dinheiro das doações dos devotos.

Imagens obtidas pela reportagem mostram como ficou a Paróquia São João Batista após a invasão na madrugada desta segunda-feira (2). Até o momento, não há informação sobre quantas pessoas estariam envolvidas no ato de vandalismo (veja acima).

Segundo o padre, a imagem do padroeiro da cidade, São João Batista, está há 80 anos no local. Já a de Nossa Senhora do Carmo, está há aproximadamente 123 anos no município e têm uma importância histórica à paróquia.



“A Paróquia de Eldorado nos doou essa imagem, veio pelo [rio] Ribeira de barco, foi recebida pela cidade com muita alegria. Tem todo esse simbolismo, não só religioso como cultural”, explicou o sacerdote. Segundo ele, toda igreja é composta pela imagem do patrono e o amparo de Nossa Senhora.

Paróquia São João Batista, igreja Matriz de Sete Barras, foi alvo de vandalismo — Foto: Rinaldo Rori/g1

A última missa foi realizada na noite de domingo (1°) e a próxima ocorreria na manhã do dia seguinte, mas precisou ser cancelada. O religioso chegou, por volta das 6h30, encontrou a igreja vandalizada.

“Eles arrombaram a janela da sacristia, entraram, fizeram avaria na própria sacristia com as roupas sacerdotais, jogaram no chão, foram para a igreja, abriram o sacrário, espalharam a eucaristia pelo chão”, descreveu o padre.

Além disso, objetos litúrgicos foram jogados no chão. As imagens dos santos, segundo o padre, foram retiradas do altar e arremessadas. Uma picareta foi usada para furá-las. O objeto ficou inserido na imagem de Nossa Senhora.

Imagens de São João Batista, padroeiro da cidade, e Nossa Senhora do Carmo foram destruídas em igreja de Sete Barras (SP) — Foto: Rinaldo Rori/g1

“Do jeito que estava a igreja quando a encontrei parece que a principal intenção era demonstrar intolerância religiosa mesmo (…) [a pessoa] sabia que ia atingir religiosamente e sentimentalmente toda uma comunidade”, afirmou.

Ele acredita que seja possível restaurar as imagens, mas que elas não ficarão como eram. “Várias partes foram quebradas em micro pedaços e não se consegue juntá-las mais, mas imagino que ficará quase que 90% como a original”.

Para o padre, encontrar a igreja vandalizada causou um sentimento de impotência ao ver que a intolerância religiosa ultrapassa barreiras da moral e dignidade para ferir outras pessoas.

“A pessoa entrou, fez, não teve nenhuma consideração com a história, cultura, religião, com a comunidade em si. Não destruiu só uma imagem, destruiu uma história”, finalizou.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que a Polícia Civil investiga o caso que foi registrado como furto, ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato relativo na Delegacia de Sete Barras.

Vândalos deixaram picareta usada inserida em imagem de Nossa Senhora do Carmo, na Matriz de Sete Barras (SP) — Foto: Rinaldo Rori/g1

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caec-em-acao-atrai-mais-de-600-pessoas com-servicos-totalmente-gratuitos

Prefeitura de Guarujá

Caec em Ação atrai mais de 600 pessoas com serviços totalmente gratuitos

Prefeitura proporcionou vacinação, exame de vista, massagem, manicure e muito mais, no bairro Maré Mansa Com pouco mais de 600 alcançados em serviços de cidadania gratuitos, opções de lazer e informações de utilidade pública, a Prefeitura de Guarujá concluiu a quinta edição do Caec em Ação, realizado no último sábado (30), no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Conceição Cornélio Pacheco (Maré Mansa). Logo cedo, crianças, jovens e adultos começaram […]

today2 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%