G1 Mundo

Imagens de satélite mostram como rachadura no solo aparece após terremoto na Turquia

today11 de fevereiro de 2023 68

Fundo
share close

Na localidade turca de Nurdagi, essa falha pode ser vista atravessando uma rodovia, plantações e áreas residenciais em fotos compartilhadas pela empresa Maxar.

ANTES E DEPOIS: veja abaixo como a falha fica perceptível no solo

Imagem Reuters/Maxar Imagem Maxar/Reuters



— Foto 1: Reuters/Maxar — Foto 2: Maxar/Reuters

A resposta das equipes de busca e resgate ao terremoto no sul do país não foi tão rápida quanto o governo gostaria, afirmou o presidente turco, Tayyip Erdogan, nesta sexta-feira (10). 

“Embora tenhamos a maior equipe de busca e resgate do mundo no momento, é uma realidade que as operações de busca não foram tão rápidas quanto queríamos que elas fossem”, disse Erdogan, acrescentando que a contagem de mortos no seu país subiu para 18.991. 

Linha amarela mostra por onde passa a rachadura no solo que surgiu após o terremoto em Nurdagi — Foto: Maxar/Reuters

Iamgem de satélite mostra rachadura no solo após terremoto em Nurdagi, na Turquia — Foto: Reuters/Maxar

Imagem de satélite mostra área afetada por terremoto em Nurdagi, antes do tremor — Foto: Maxar/Reuters

Anteriormente, Erdogan havia reconhecido que as respostas iniciais foram lentas, imediatamente depois do tremor, por causa do mau tempo, de estradas danificadas e da vasta área que impactou 10 províncias no país. 

Alguns moradores nas regiões mais atingidas reclamaram que não havia equipes de emergência no local nas primeiras horas cruciais após o terremoto, acusação que está sendo adotada por políticos de oposição, culpando o governo de Erdogan. 

Erdogan afirmou que a busca e resgate continuam, com um esforço conjunto com equipes do mundo inteiro, após 94 países oferecerem ajuda. 

Cerca de 24,4 milhões de pessoas na Síria e na Turquia foram afetadas, segundo autoridades turcas e a ONU, em uma região de 450 kms desde Adana, no oeste, até Diyarbakir, no leste. Na Síria, pessoas morreram até Hama, no sul, a 250 kms do epicentro. 

Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria — Foto: Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%