G1 Santos

Imagens mostram danos em prédio de 23 andares evacuado com urgência após ‘estrondo’ no litoral de SP

today14 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Imagens obtidas pela reportagem mostram que parte do cimento das pilastras se despedaçou e caiu no chão, deixando à mostra ferros de sustentação. O capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Duarte, afirmou que houve um cisalhamento [ruptura por esforços] dos pilares.

“Estava realizando mais esforços do que ele aguentaria”, explicou o profissional. Nas fotos, é possível observar que os ferros de sustentação entortaram, fazendo com que parte do cimento quebrasse (veja abaixo).

Pilastras sofreram com danos aparentes — Foto: g1 Santos



Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que o prédio permanecerá interditado até apresentar as documentações técnicas necessárias. “O condomínio já foi notificado pela Prefeitura para apresentar a documentação. A partir desta etapa o material será analisado pela Secretaria de Urbanismo e Defesa Civil da Cidade”.

A Administração Municipal enfatizou que a interdição é necessária por conta dos danos estruturais constatados em vistoria. No entanto, medidas já foram tomadas para garantir a segurança. “Ocorreu o escoramento dos pavimentos onde houve o sinistro das pilastras no subsolo, térreo, G1 e G2”, esclareceu a prefeitura.

Outra ação realizada foi o esvaziamento da caixa de água da edificação para reduzir o peso total prédio nas pilastras.

Conforme apurado pelo g1, após a avaliação da Defesa Civil, os moradores ainda entraram nas residências nesta terça-feira (13) para buscar itens pessoais emergenciais.

“Os moradores realizaram uma subida controlada em etapas com a equipe do Corpo de Bombeiros para retirar animais, documentos e itens pessoais”, explicou a Prefeitura de Praia Grande.

Em seguida, eles deixaram o local e se abrigaram nas casas de familiares e amigos. O g1 apurou com o condomínio que o devido auxílio será dado às famílias pela construtora assim que os laudos necessários forem emitidos.

Prédio é evacuado às pressas após danos estruturais e 'risco de queda' no litoral de SP

Prédio é evacuado às pressas após danos estruturais e ‘risco de queda’ no litoral de SP

Um prédio de 23 andares e 133 apartamentos foi evacuado às pressas após apresentar danos estruturais em três colunas nesta terça-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vistoria indicou os danos nas pilastras do edifício, que tem 19 pavimentos residenciais.

“A primeira preocupação era retirar os moradores”, explicou o capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Duarte. “Foram constatadas três colunas rompidas. Agora está sendo feito o trabalho de escoramento para que os esforços das demais colunas [que não sofreram danos] sejam divididos”.

Prédio em Praia Grande (SP) é evacuado por risco de queda — Foto: g1

Em nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda., por meio de seus representantes, informou que está ciente da ocorrência com o Residencial Giovannina Sarane Galavotti e prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar suas causas. Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos.

Coluna de prédio de 23 andares sofre danos estruturais e moradores são obrigados a evacuar edifício — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-com-a-cacamba-levantada-atinge-esteira-no-porto-de-santos,-sp

G1 Santos

Caminhão com a caçamba levantada atinge esteira no Porto de Santos, SP

Acidente ocorreu por volta das 22h. A esteira ficou danificada. Caminhão com caçamba bate em esteira no Porto de Santos, SP — Foto: Redes sociais Um caminhão basculante atingiu uma esteira aérea que cruza a Avenida Eduardo Guinle, no Paquetá, na margem direita do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O acidente ocorreu, na noite da última terça-feira (13), por volta das 22h20. Ninguém ficou ferido. De acordo […]

today14 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%