Imagens de drones revelaram detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de permafrost, ou seja, de um tipo de solo que é naturalmente congelado. VEJA VÍDEO ACIMA.
A cratera, chamada Batagaika, está localizada na Rússia, na região da Sibéria, e tem crescido rapidamente segundo observações de moradores locais e estudos de cientistas, mostra a agência de notícias Reuters.
Nikita Tananayev, principal pesquisador de permafrost do Instituto Yakutsk Melnikov, diz que o solo abaixo da cratera contém uma enorme quantidade de carbono orgânico que será liberado na atmosfera à medida que o permafrost derreter, estimulando ainda mais o aquecimento do planeta.
“Com o aumento da temperatura do ar, podemos esperar que (a cratera) se expanda a uma taxa mais alta”, disse ele. “Isso levará a um aquecimento cada vez maior do clima nos próximos anos.”
O degelo do permafrost já ameaçou cidades e vilas no norte e nordeste da Rússia, entortando estradas, dividindo casas e interrompendo oleodutos. Grandes incêndios florestais, que se tornaram mais intensos nas últimas temporadas, têm agravado o problema.
No vídeo da agência de notícias Reuters, exploradores escalam a cratera marcada por superfícies irregulares e pequenas elevações, que começaram a se formar depois que a floresta circundante foi derrubada na década de 1960 e o permafrost subterrâneo começou a derreter.
Imagens revelam detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de gelo; veja VÍDEO — Foto: Reuters
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)