G1 Mundo

Imagens revelam detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de gelo; veja VÍDEO

today22 de julho de 2023 19

Fundo
share close

Imagens de drones revelaram detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de permafrost, ou seja, de um tipo de solo que é naturalmente congelado. VEJA VÍDEO ACIMA.

A cratera, chamada Batagaika, está localizada na Rússia, na região da Sibéria, e tem crescido rapidamente segundo observações de moradores locais e estudos de cientistas, mostra a agência de notícias Reuters.

Nikita Tananayev, principal pesquisador de permafrost do Instituto Yakutsk Melnikov, diz que o solo abaixo da cratera contém uma enorme quantidade de carbono orgânico que será liberado na atmosfera à medida que o permafrost derreter, estimulando ainda mais o aquecimento do planeta.



“Com o aumento da temperatura do ar, podemos esperar que (a cratera) se expanda a uma taxa mais alta”, disse ele. “Isso levará a um aquecimento cada vez maior do clima nos próximos anos.”

O degelo do permafrost já ameaçou cidades e vilas no norte e nordeste da Rússia, entortando estradas, dividindo casas e interrompendo oleodutos. Grandes incêndios florestais, que se tornaram mais intensos nas últimas temporadas, têm agravado o problema.

No vídeo da agência de notícias Reuters, exploradores escalam a cratera marcada por superfícies irregulares e pequenas elevações, que começaram a se formar depois que a floresta circundante foi derrubada na década de 1960 e o permafrost subterrâneo começou a derreter.

Imagens revelam detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de gelo; veja VÍDEO — Foto: Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pais-do-beach-tennis?-por-que-numero-de-praticantes-quase-triplicou-no-brasil

G1 Mundo

País do beach tennis? Por que número de praticantes quase triplicou no Brasil

Essas são algumas das cidades brasileiras que sediaram ou vão sediar algum torneio do circuito internacional de beach tennis neste ano. São cidades turísticas e litorâneas que já mostram que o Brasil está entre os países onde esse esporte é mais popular. Agora, o que escancara que o Brasil virou o país do beach tennis são as cidades-sede do circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) […]

today22 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%