Prefeitura de Guarujá

Inaugurada, Loja Eco Troca Cultural tem sua primeira colaboradora

today11 de outubro de 2022 10

Fundo
share close

Espaço para coleta de material plástico foi inaugurado no último dia 7

Trazendo várias sacolas contendo garrafas pet e tampinhas de plástico, Teresa Finesso foi a primeira colaboradora da Loja Eco Troca Cultural. O espaço foi inaugurado em Guarujá no último dia 7, no Teatro Municipal Procópio Ferreira e faz parte do Projeto Recicla Cidade. A realização é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.

“Estou acostumada a separar o lixo reciclável no prédio onde moro. Quando soube que poderia trocar o plástico por produtos de artesanato, vim garantir o meu, pois sou apaixonada por artesanato”, contou a aluna do curso. que é oferecido pela Secult.

No local, a população poderá obter miçangas, tintas, tecidos, bordado, linhas de lã, colas, telas e até instrumentos musicais. Cada produto vale pontuação. No caso do livro, por exemplo, cada exemplar vale 50 moedas. Desta forma, a cada um quilo de plástico arrecadado, o material é pesado e a pessoa ganha um eco carteira (cupom). Conforme a quantidade, ela recebe um carimbo e começa a juntar pontos para a troca. Todo material plástico coletado é posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

Ao trocar 40 embalagens plásticas, secas e higienizadas, o munícipe concorrerá ainda a um sorteio de celular Iphone 13. A troca de recicláveis por cupons acontecerá até o dia 24 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado no dia 8 de março do mesmo ano. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ONG Espaço Urbano.



A Eco Troca Cultural ganhou um ponto de entrega voluntária (PEV) e é a sexta implantada na Cidade. Na cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Cultura, falou que a Loja vem ao encontro dos projetos da pasta. “Quando soube desta ação, logo quis que isso se tornasse uma realidade. Precisamos estar em cada comunidade e por meio de parcerias como essa vamos expandir a loja cultural pela Cidade”.

A coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, conta sobre os pilares da iniciativa. “Ela possui três principais causas: ambiental, social e cultural. A gente uniu o lixo ao luxo, pois o plástico que encontramos no meio ambiente se tornou um item valioso em nossas mãos”.

As tratativas para o funcionamento do Projeto em Guarujá começaram antes da pandemia, de acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente. “É uma ação que envolve todo mundo, com ações compartilhadas. Uma união entre cooperativas, sociedade civil e poder público”, definiu.

A solenidade de inauguração teve a apresentação da flautista da Orquestra Municipal de Guarujá, Amanda Lopes. O evento registrou ainda a participação de representantes de cooperativas da Cidade, além dos técnicos da Secult, representantes da sociedade civil e convidados.

Recicla Cidade

O Recicla Cidade visa à sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para reciclagem.

Dentro dele, está o programa ambiental “Reciclou, Ganhou!”, que foi instituído na Cidade por meio da Lei 5.031/ 2022. Além de Guarujá, o projeto está em 20 cidades no Estado, dentre elas, as 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e as sete cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ouvidoria-escuta-demandas-na-avenida-thiago-ferreira

Prefeitura de Guarujá

Ouvidoria escuta demandas na Avenida Thiago Ferreira

Moradores e comerciantes conversaram com os agentes da pasta sobre diversos assuntos Ao ver um funcionário com colete da Ouvidoria Geral de Guarujá passar pela Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, o comerciante Luiz Fernando Amorim aproveitou para fazer sua sugestão sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura. Os agentes da pasta percorreram a via, na tarde desta segunda-feira (10), abordando comerciantes e moradores de um dos maiores comércios da Baixada […]

today11 de outubro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%