G1 Mundo

Incêndio destrói casas e deixa 2 mortos na cidade turística chilena de Viña del Mar

today23 de dezembro de 2022 18

Fundo
share close

Um incêndio florestal descontrolado devastou mais de cem casas na cidade costeira chilena de Viña del Mar na noite de quinta-feira, deixando ao menos dois mortos, disseram autoridades, enquanto os bombeiros trabalhavam para controlar a situação.

O governo do presidente Gabriel Boric decretou estado de emergência devido à calamidade pública na área, o que lhe permite mobilizar recursos mais facilmente, além de limitar os direitos de reunião e de movimento de pessoas.

“Ativamos todos os protocolos em vigor para este tipo de tragédia”, disse Boric durante uma visita na sexta-feira à tarde à área afetada.



Incêndio em Viña del Mar, no Chile, mata uma pessoa e atinge 130 casas

Incêndio em Viña del Mar, no Chile, mata uma pessoa e atinge 130 casas

“Temos duas pessoas mortas, uma mulher de 85 anos e um homem de 62 anos”, afirmou.

No início do dia, o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, corrigiu o número relatado mais cedo pelo próprio Ministério do Interior de mais de 500 casas destruídas, dizendo que a contagem municipal –que será a fonte oficial a ser considerada– somava 130 casas destruídas até as primeiras horas da manhã.

O incêndio florestal, que tinha consumido 125 hectares, começou em uma área arborizada, mas avançou rapidamente para setores povoados. Monsalve disse que durante a manhã de sexta-feira ainda existiam três áreas ativas de incêndios florestais.

Desde quinta-feira à tarde, as autoridades de emergência ordenaram a saída de moradores de vários locais.

As altas temperaturas que foram registradas no início do verão, juntamente com ventos fortes, facilitam a propagação dos incêndios florestais.

O incêndio afetou uma área arborizada por trás da Quinta Vergara, conhecida por sediar o conhecido festival de música de Viña del Mar. O município retirou obras de arte de um grande museu na mesma área.

Além disso, as autoridades criaram vários abrigos para as pessoas afetadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

covid-na-china:-‘todo-mundo-que-conheco-esta-pegando’

G1 Mundo

Covid na China: ‘Todo mundo que conheço está pegando’

Em meio à forte escassez de kits de teste rápido, diversas Províncias chinesas, como Zhejiang, Anhui e Chonqing, estão implementando uma nova política que permite que pessoas assintomáticas ou com sintomas fracos de covid-19 retornem ao trabalho. Na rede social Weibo - equivalente, na China, ao Twitter - a hashtag relacionada a este anúncio foi lida 33 milhões de vezes desde segunda-feira (19/12). A reação é de espanto e fúria. […]

today23 de dezembro de 2022 192

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%