G1 Mundo

Incêndio em Viña del Mar deixa dois mortos e atinge 400 casas

today23 de dezembro de 2022 8

Fundo
share close

Um incêndio na quinta-feira (22) em Viña del Mar, 120 km ao oeste de Santiago, deixou pelo menos dois mortos e atingiu 400 casas, o que obrigou o governo do Chile a decretar estado de emergência.

As chamas, propagadas por fortes rajadas de vento, atingiram áreas residenciais do balneário da costa central chilena, próximo do porto turístico de Valparaíso.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Viña del Mar, Patricio Brito, informou o balanço de 400 casas atingidas pelo incêndio.



Brito confirmou duas mortes na tragédia.

“O incêndio começou em uma parte chamada ‘Nueva Esperanza 2000’, cruzou e atingiu outras áreas e está descendo para o norte, em direção ao Quinta Vergara por um barranco profundo”, explicou a prefeita de Viña del Mar, Macarena Ripamonti.

Alguns moradores deixaram a localidade pelo Quinta Vergara, o anfiteatro onde acontece a cada ano o Festival Internacional da Canção de Viña de Mar.

A Agência Nacional de Emergências (Onemi) citou um “incêndio com rápida propagação, elevada intensidade e dispersão”, que segundo os dados preliminares atingiu 110 hectares.

A Onemi decretou “alerta vermelho” para Viña del Mar e ordenou a saída de moradores dos setores Tranque Sur, Puerto Montt, Puerto Aysén, Cabritera, Forestal Alto, Siete Hermanas e do assentamento informal “Felipe Camiroaga”.

O governo do presidente Gabriel Boric decretou estado de emergência.

“O presidente da República determinou a declaração de estado de exceção constitucional de catástrofe por calamidade pública na região de Valparaíso”, anunciou o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve.

Incêndio florestal atinge as colinas de Vina del Mar, onde estão localizadas centenas de casas, na região de Valparaíso, Chile — Foto: Javier Torres / AFP

Com o decreto, a Defesa Nacional poderá, eventualmente, limitar direitos constitucionais e apreender bens necessários para enfrentar a emergência na região.

O incêndio foi propagado por rajadas de vento entre 40 e 50 km por hora que dificultaram o trabalho dos brigadistas florestais e dos bombeiros.

Quase 150 brigadistas e 400 bombeiros trabalham no combate às chamas.

“Não vamos deixá-los sozinhos”, escreveu no Twitter o presidente Boric.

“Nossa prioridade como governo do Chile é a segurança das pessoas e vamos continuar mobilizando todos os recursos necessários para controlar a situação de emergência”, acrescentou.

O diretor da Corporação Nacional Florestal (Conaf) da região de Valparaíso, Luis Correa, informou que serão necessários pelo menos dois dias para controlar as chamas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praias-de-bertioga,-sp,-terao-shows-de-dj,-forro-e-piseiro-no-ano-novo

G1 Santos

Praias de Bertioga, SP, terão shows de DJ, forró e piseiro no Ano-Novo

Atrações são totalmente gratuitas e acontecem na Enseada e Boraceia. Praias de Bertioga, SP, terão shows de bandas, DJ, forró e piseiro no Ano-Novo — Foto: Divulgação A virada do ano em Bertioga, no litoral de São Paulo, acontecerá com shows de bandas e um DJ nas praias da Enseada e de Boraceia. A expectativa da prefeitura é que 450 mil pessoas estejam presentes na programação gratuita do especial de […]

today23 de dezembro de 2022 255

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%