G1 Mundo

Incêndios florestais no Chile deixam 24 mortos e quase mil feridos

today5 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

Incêndios florestais no sul do Chile mataram pelo menos 24 pessoas, feriram mais de 970 e destruíram cerca de 270 mil hectares, informaram autoridades neste domingo, em um momento em que ajuda internacional começava a chegar ao país.

No fim de semana, o governo do presidente chileno, Gabriel Boric, estendeu o “Estado de Catástrofe” para La Araucanía, juntando-se a Ñuble e Biobío, as três regiões mais afetadas pelo incêndio, caracterizadas pela intensa atividade agrícola e florestal.

A medida permite, entre outras coisas, entregar ajuda aos afetados de forma mais ágil e mobilizar recursos.



A região do Biobío é a que mais acumula vítimas. Concentra dois terços do total. Até sexta-feira, as autoridades haviam relatado 13 mortes, mas no fim de semana as mortes dispararam.

Até o meio-dia deste domingo (horário local no Chile) , 260 incêndios estavam ativos no país. Destes, 28 foram considerados “relevantes”, garantiu o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve.

A autoridade acrescentou em coletiva de imprensa que 1.475 pessoas estão em abrigos e 26 internados estão em estado grave.

O Chile solicitou apoio internacional para agilizar a chegada de aeronaves e brigadas. No domingo, uma equipe de emergência da Espanha estava a caminho do país.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, garantiu que seu governo enviará um avião com material e especialistas para apagar os incêndios florestais.

A chancelaria chilena disse que continua coordenando com autoridades da Argentina, Brasil, Equador, Estados Unidos e México o envio de ajuda.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-tres-criancas-morrem-em-naufragio-de-migrantes-na-costa-da-grecia

G1 Mundo

Mulher e três crianças morrem em naufrágio de migrantes na costa da Grécia

Quarenta e uma pessoas foram resgatadas, incluindo seis crianças e dois adultos que foram levados para um hospital em Leros, acrescentou a instituição. A operação de resgate continua em busca de outros migrantes desaparecidos. A mesma fonte especificou que foram mobilizados três barcos e um helicóptero, mas que as condições climáticas com ventos fortes dificultam a operação. Um pescador alertou as autoridades quando encontrou o corpo de uma mulher no […]

today5 de fevereiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%