G1 Mundo

Indonésia tira 2 mil pessoas de casa após erupção de vulcão

today4 de dezembro de 2022 8

Fundo
share close

Autoridades da Indonésia elevaram neste domingo (4) para o nível mais alto o alerta de risco para a região em torno do vulcão Semeru, no sudeste da ilha de Java. A medida foi atribuída ao “aumento da atividade vulcânica” após uma erupção pela manhã, que fez com que quase 2 mil pessoas tivessem que deixar suas casas.

“O risco de nuvens de vapor de gás e água e de fluxos de lava devido às fortes chuvas no Semeru aumentaram nas últimas horas”, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), através de comunicado.

“Com este aumento na atividade vulcânica, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) elevou o status de alerta do Monte Semeru do nível 3 para o nível 4”, acrescentou a agência.



A BNPB informou que o Semeru, de 3.676 metros de altitude, expeliu uma coluna de cinzas com intensidade moderada a espessa, que atingiu 1,5 quilômetro de altura.

Foto de 4 de dezembro de 2022 mostra erupção do vulcão Semeru, em Lumajang, Java Oriental, na Indonésia — Foto: AP

Um total de 1.979 pessoas, residentes em 11 áreas ao redor do vulcão, foram desalojadas até agora devido ao agravamento das condições climáticas e às fortes chuvas ao longo do dia, que causaram o início da queda de cinzas em várias áreas da cidade de Lumajang. Até agora, nenhuma morte foi registrada como resultado da erupção vulcânica, acrescentou a BNPB.

A erupção em Java, cerca de 640 quilômetros a leste da capital indonésia Jacarta, ocorre após uma série de terremotos no oeste da ilha, incluindo um no mês passado, que matou mais de 300 pessoas.

A Agência Meteorológica do Japão disse que está monitorando a possibilidade de um tsunami após a erupção do vulcão, de acordo com a emissora pública japonesa “NHK”. Já as autoridades indonésias não disseram nada a respeito do risco potencial de ondas gigantes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-novo-game-de-terror-‘callisto-protocol’-foi-proibido-no-japao

G1 Mundo

Por que novo game de terror ‘Callisto Protocol’ foi proibido no Japão

Bem-vindo ao "The Callisto Protocol", o lançamento que promete fazer aquilo que muitos tentaram desde os primórdios dos videogames: assustar e chocar os jogadores. O avanço da tecnologia permitiu que os criadores desenvolvessem uma das experiências de jogo mais macabras já vistas – e eles não se arrependem. A obra foi banida no Japão porque sua equipe de criação não aceitou alterar o conteúdo para que ele se encaixasse nos […]

today4 de dezembro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%