G1 Mundo

INFOGRÁFICO: brasileiros fugiram de Gaza por rota em que 1 dia antes 70 morreram em ataque

today15 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Para deixar o local, eles fugiram pela mesma rota que na sexta-feira 70 civis foram mortos depois de um bombardeio de Israel.

Segundo a Embaixada, o caminho deles foi feito na seguinte rota:

  • Primeiro, eles deixaram a Rosary Sisters School, ao norte de Gaza.
  • Depois, seguiram em um ônibus para Khan Younes. O Embaixador disse que informou ao Hamas e ao governo de Israel a placa do coletivo, para evitar que fossem alvo.
  • De Khan Younes eles seguem para a fronteira com o Egito onde aguardam o aval de abertura para embarcarem no avião da FAB que deve trazê-los ao Brasil.



Veja abaixo infográfico que mostra o caminho dos brasileiros na fuga:

Infográfico mostra rota de fuga de brasileiros em Gaza — Foto: Arte/g1

As dificuldades para o resgate

O trajeto entre o abrigo de onde o grupo saiu, no norte de Gaza, até o destino final é de apenas 25 quilômetros. Em uma situação normal, duraria cerca de 30 minutos. No entanto, a previsão era de que a viagem pudesse durar até duas horas por causa do riso de bombardeios.

Nesta madrugada, um ataque com mísseis atingiu um comboio de civis que fazia o mesmo trajeto, do norte ao sul, e deixou 70 pessoas mortas, entre bebês e mulheres.

Por segurança, a Embaixada esperou a garantia, por Tel Aviv, de que não haveria bombardeios na rota. O embaixador Alessandro Candeas afirmou também informou a placa e o modelo do ônibus às autoridades de Israel e ao Hamas, que governa e controla a Faixa de Gaza.

Noura Bader embarca novamente em ônibus para sul de Gaza neste sábado (14)

Noura Bader embarca novamente em ônibus para sul de Gaza neste sábado (14)

Eles chegaram na fronteira com o Egito, em Khan Younes, no fim desta manhã e agora aguardam o sinal verde da Embaixada para atravessarem a fronteira.

Os governos de Israel, do Egito, dos Estados Unidos e do Brasil tinham negociado um a abertura de um corredor humanitário de saída pelo Egito com prazo de seis horas, que valeria até às 11h do horário de Brasília. No entanto, o grupo chegou no local depois do prazo limite.

Segundo a FAB, após o sinal da Embaixada, eles devem partir em voo seguindo de dois possíveis aeroportos: El Arish ou Cairo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%