G1 Mundo

Informante da polícia antidroga dos EUA se declara culpado por participar de assassinato de presidente do Haiti

today5 de dezembro de 2023 11

Fundo
share close

Jovenel Moise foi assassinado dentro do palácio presidencial em 2021. Quatro pessoas já se declararam culpadas na Justiça dos EUA.




Justiça dos EUA acusa mais 4 por envolvimento no assassinato de presidente do Haiti em 2021

Justiça dos EUA acusa mais 4 por envolvimento no assassinato de presidente do Haiti em 2021

Em 2021, o então presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado dentro de casa. Nesta terça-feira (5), Joseph Vincent, um ex-informante da polícia dos Estados Unidos, afirmou na Justiça que participou do crime em Porto Principe.

A pena ainda não foi determinada.

Vincent tem cidadania do Haiti e também dos EUA. Ele era informante da polícia antidrogas dos EUA, conhecida pela sigla DEA. Os assassinos que entraram na casa presidencial e executaram o presidente estavam fantasiados como agentes do DEA.

Além dele, há outros 10 réus no caso. Vincent é o quarto a se declarar culpado. A polícia o prendeu quatro dias após a morte do presidente do Haiti. Na ocasião, ele afirmou que tinha sido contratado como intérprete. Na ocasião, James Solages, outro haitiano com cidadania americana também foi preso.

O DEA já afirmou que nenhum dos dois estava a trabalho da agência quando participaram do assassinato do presidente do Haiti.

Na Justiça, Vincent afirmou que ele forneceu apoio material e serviços durante a execução do plano, que deu conselhos sobre politica haitiana e coordenou encontros com líderes comunitários (nos encontros, ele usava um broche do DEA para se passar por agente dos EUA).

Outras pessoas que já se declararam culpadas

Veja abaixo a lista de outros réus já se declararam culpados:

  • O ex-Senador haitiano Joseph Joel John.
  • O ex-coronel do exército colombiano German Rivera.
  • Rodolphe Jaar, que ajudou a fornecer de armas e veículos para o ataque.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

olimpiada-paris-2024-sera-‘desafio-consideravel’-para-esquadrao-antibombas

G1 Mundo

Olimpíada Paris 2024 será ‘desafio considerável’ para esquadrão antibombas

O esquadrão têm trabalhado com os organizadores da Paris 2024 para definir o nível certo de intervenção em relação a bombas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos na capital francesa no próximo verão do hemisfério norte, disse o diretor do laboratório central da polícia na segunda-feira (4). “Os Jogos Olímpicos são um desafio absolutamente considerável”, disse Christophe Pezron sobre os Jogos Olímpicos, que acontecerão entre  26 de julho a 11 […]

today5 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%