G1 Mundo

Informante secreto do amor: ex-militar da Força Aérea americana é preso por compartilhar dados ultrassecretos em app de paquera

today5 de março de 2024 2

Fundo
share close

O servidor, David Franklin Slater, de 63 anos, trabalhou entre agosto de 2021 e abril de 2022 em um cargo que dava a ele acesso a documentos ultrasecretos.

Antes de trabalhar como civil nas Forças Aéreas, Slater foi militar –ele chegou a ser coronel do Exército dos EUA.

Slater foi a apresentações do Comando Estratégico dos EUA, no estado de Nebraska, nas quais se discutiu a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os temas tratados nesse encontro foram classificados como ultrasecretos e sensíveis.



O militar reformado então passou essa informação que ele aprendeu por um site de paquera estrangeiro para um perfil que afirmava quer uma mulher que mora na Ucrânia.

A pessoa pedia para que Slater passasse informações a ela com frequência e chamava o americano de “informante secreto do amor” e “meu agente secreto”.

Ele realmente passava informações como alvos militares e dados sobre a capacidade militar da Rússia para invadir a Ucrânia.

Agora, ele é acusado de ter transmitido documentos classificados como secretos de forma intencional para uma pessoa que não poderia receber essas informações. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Slater sabia que esses dados podem ser usados para prejudicar o país.

O procurador Matthew Olsen, do Departamento de Justiça, disse que o militar reformado não respeitou a segurança do próprio país e nem seu juramento para guardar os segredos americanos.

Slater pode ser condenado a até 10 anos de prisão e uma multa de até US$ 250 mil (R$ 1,24 milhão).

Veja abaixo uma reportagem de 2023 sobre Jack Teixeira, militar que vazou documentos dos EUA na rede Discord.

Audiência nos EUA vai decidir se Jack Teixeira permanece preso enquanto espera por julgamento

Audiência nos EUA vai decidir se Jack Teixeira permanece preso enquanto espera por julgamento




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-e-a-superterca,-principal-‘esquenta’-das-eleicoes-americanas

G1 Mundo

O que é a Superterça, principal ‘esquenta’ das eleições americanas

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada Estado e território do país, elegendo um certo número de delegados (representantes) em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência. A Superterça acontece geralmente – mas não necessariamente – no início de março. Como cada Estado define de forma independente as suas próprias […]

today5 de março de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%