G1 Mundo

Inimigos no Oriente Médio: Irã reabre embaixada na Arábia Saudita após sete anos de ruptura diplomática

today6 de junho de 2023 10

Fundo
share close

Em março, o Irã e a Arábia Saudita firmaram um acordo para retomar relações diplomáticas, que estavam rompidas havia sete anos. Nesta terça-feira (6), o Irã reabriu sua embaixada na Arábia Saudita.

Houve uma cerimônia oficial nesta terça-feira para marcar a abertura da embaixada do Irã no bairro diplomático de Riade, a capital da Arábia Saudita.

Estiveram presentes o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Alireza Bigdeli; o encarregado de negócios Hasan Zarnegar; e o diretor de assuntos consulares do Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Ali al Yussef.



Segundo a imprensa iraniana, a missão diplomática de Teerã será liderada por Alireza Enayati, que ocupou o cargo de vice-chanceler e de embaixador no Kuwait.

A Arábia Saudita ainda não anunciou a data de reabertura da sua embaixada, nem o nome de seu futuro representante.

Relações entre os dois países

Em 2016, a Arábia Saudita rompeu relações com o Irã, depois que manifestantes iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas em protesto contra a execução de um influente clérigo xiita.

A reconciliação entre esses dois pesos-pesados do Oriente Médio foi selada em um acordo fechado em 10 de março, com mediação da China.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-historias-por-tras-do-processo-do-principe-harry-contra-tabloides-britanicos

G1 Mundo

As histórias por trás do processo do príncipe Harry contra tabloides britânicos

O grupo de comunicação admite que hackeamentos de telefones já ocorreram em seus jornais — mas nega que o duque de Sussex tenha sido alvo. Príncipe Harry depõe contra tablóides britânicos O juiz examinará minuciosamente 33 reportagens publicadas nos jornais Daily Mirror, Sunday Mirror e The People — parte das 147 que os advogados do duque de Sussex dizem ter sido fruto de coleta ilegal de informações entre 1996 e […]

today6 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%