G1 Santos

Inmet emite ‘alerta amarelo’ para fortes chuvas e rajadas de vento no litoral de SP

today18 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previsão é válida até a próxima sexta-feira (19).


Inmet emite alerta amarelo para chuvas e rajadas de vento — Foto: Reprodução/Inmet e A Tribuna Jornal/Vanessa Rodrigues



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (18), um ‘alerta amarelo’ para chuvas e ventos fortes no estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista. A previsão, segundo o órgão, é válida até a próxima sexta-feira (19).

Conforme divulgado pelo Inmet, a expectativa é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, assim como ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Apesar de baixo, o instituto também alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Entenda a classificação dos alertas do Inmet

Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.

Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.

É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.

Ao identificar sinais de ventos intensos, a Defesa Civil orienta a buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-divulga-balanco-de-acao-contra-o-uso-de-caixas-de-sons-nas-praias-da-cidade;-veja-as-regras

G1 Santos

Guarujá divulga balanço de ação contra o uso de caixas de sons nas praias da cidade; veja as regras

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, divulgou que foram apreendidas 10 caixas de som nas praias da cidade entre os dias 6 a 18 de fevereiro. Equipes das Guarda Municipal e da PM fazem fiscalizações para o cumprimento do Código Municipal de Posturas. Durante esse período, de acordo com a prefeitura, 38 equipamentos de som foram retirados da praia, sem que fosse necessária a apreensão, e quase […]

today18 de janeiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%