G1 Santos

Instituto Histórico e Geográfico de Santos lança livro de fotos com acervo de A Tribuna

today8 de março de 2024 3

Fundo
share close

O projeto é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), ficando a curadoria da obra a cargo do presidente, Sérgio Willians, com apoio da gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto, e do repórter fotográfico Sílvio Luiz.

“A proposta é fazer uma homenagem aos 130 anos de A Tribuna. Você tem fotos desde 1899 e, depois, fatos da cidade, curiosidades que fomos juntando e trazendo por meio de informações escritas em legenda, para que a pessoa que receber o livro saiba o contexto da imagem”, afirma Willians.

O livro, de 144 páginas, foi viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), a Lei Alcides Mesquita, da Secretaria de Cultura de Santos, tem o patrocínio da empresa DP World e apoio de A Tribuna e da Universidade Católica de Santos (UniSantos), dona da editora Leopoldianum.



“A gente tem um acervo de 130 anos, e foi uma forma de valorizar todo esse material fotográfico que, com o passar do tempo, acaba ficando nas gavetas físicas ou digitais. Mas foi um livro proposto pelo IHGS”, conta Arminda. Segundo ela, a grande dificuldade foi a seleção de apenas 130 imagens de um leque vasto de possibilidades.

“Procuramos extrair do passado fotos representativas não só de fatos, mas comportamentos, hábitos. Tentamos mesclar coisas bem antigas com coisas mais recentes”, acrescenta a gerente de Projetos de A Tribuna. A última imagem, por exemplo, é do adeus ao Rei Pelé, em janeiro do ano passado. Mas não faltam “ícones” da Baixada Santista, como a estátua do leão na Praia do Gonzaga, cenário usado para muitas crianças tirarem fotos.

Sérgio Willians acrescenta que algumas imagens entraram na seleção pela capacidade de aguçar a memória afetiva de quem tiver acesso à obra. “A gente tem dois tipos de dificuldade (em um trabalho desse tipo): quando não tem foto e quando tem muita foto. Tivemos um trabalho muito positivo. Alguns fatos tiveram que ficar de fora, mas é um extrato importante”.

Arminda Augusto acredita que o livro abre espaço para novas iniciativas do gênero, com outros focos. “Temos ideia de usar esse canal de Leis de Incentivo para buscar outras temáticas importantes da fotojornalismo e também transformá-las em livro. Porque, quando a gente começou a digitalizar esse material dos negativos, descobrimos uma riqueza gigantesca”.

Sérgio Willians compartilha da mesma ideia. “A expectativa é de produzir mais coisas sob esse mesmo conceito. O livro traz a narrativa da região, comentada em imagens”, complementa.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-os-moradores-do-leste-da-ucrania-se-preparam-para-temido-avanco-da-russia

G1 Mundo

Como os moradores do leste da Ucrânia se preparam para temido avanço da Rússia

"Sabemos o que está por vir", diz Mariya em seu apartamento em Kostyantynivka, enquanto empacota sua TV. Ela vai enviá-la para Kiev antes ir para lá com o filho. "Estamos cansados o dia todo (e sofremos) alteração de humor e ataques de pânico. É constantemente deprimente, e temos medo." Em fevereiro, a Rússia tomou a cidade estratégica de Avdiivka. Desde então, os invasores avançaram mais para o oeste e chegaram […]

today8 de março de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%