Ppovo tenta sair da região inundada em Rambatam, no oeste da Sumatra nesta terça (14) — Foto: Ade Yuandha/AFP
A tragédia do fim de semana também deixou 37 pessoas feridas, e 3.396 tiveram que deixar suas casas. A agência pediu a mobilização de maquinário pesado para ajudar nos trabalhos de resgate, e ressaltou que o balanço pode aumentar.
As fortes chuvas do sábado (11) na ilha de Sumatra causaram inundações em dois distritos e arrastaram cinzas e areia do monte Marapi. Com 2.885 metros de altura, é o vulcão que tem mais atividade no país. No fim de 2023, ele entrou em erupção e 23 alpinistas que escalavam a montanha morreram.
A lava atingiu um rio, que transbordou e provocou inundações por toda a província. Cerca de cem casas e alguns edifícios ficaram debaixo d’água, segundo autoridades locais, segundo disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Abdul Muhari.
Deslizamentos de terra e inundações são frequentes na Indonésia na temporada de chuva. Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças morreram em inundações na ilha de Sumatra, um fenômeno agravado pelo desmatamento, apontam ambientalistas.
Inundações e deslizamentos de terra na Indonésia deixam mortos e desaparecidos — Foto: Reuters/Basarnas
Publicar comentários (0)