G1 Mundo

Irã apreende petroleiro das Ilhas Marshall, dizem EUA

today28 de abril de 2023 6

Fundo
share close

De acordo com a Marinha dos Estados Unidos, o Irã apreendeu a embarcação no Golfo de Omã enquanto estava em trânsito em águas internacionais.

“O petroleiro emitiu um pedido de socorro durante a apreensão”, declarou a 5ª Frota dos EUA, que monitora a região.

Teerã confirmou a apreensão que, segundo a TV estatal do país, foi feita pela Marinha do país. O governo iraniano alegou que a embarcação bateu em um barco de bandeira iraniana e tentou fugir na sequência. O governo das Ilhas Marshall não confirmou a versão.



As águas onde o navio foi apreendido, perto do Estreito de Ormuz, são um ponto crítico por onde transita pelo menos um terço do petróleo transportado por via marítima no mundo.

As Ilhas Marshall, ex-colônia do Reino Unido, já foram controladas pelos EUA, que, na Guerra Fria, realizaram uma série de testes nucleares no país. Os testes deixaram rastros de contaminação, e ilhas do arquipélago, como o atol de Biquini, chegaram a ter de ser esvaziadas.

Desde então, moradores locais vêm lutando contra atividades nucleares de grandes potências mundiais.

Apesar de hoje ser um país independente, as Ilhas Marshall mantêm um acordo com os EUA pelo qual as tropas norte-americanas são responsáveis militarmente pelo arquipélago.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-disney-e-governador-da-florida-estao-em-pe-de-guerra

G1 Mundo

Por que Disney e governador da Flórida estão em pé de guerra

A nova ação legal escala a batalha entre a gigante do entretenimento e o político republicano, tido como forte concorrente à Casa Branca. Eles estão travando uma guerra de declarações e ações judiciais, em um desentendimento que começou depois que a Disney criticou uma lei estadual que proíbe a discussão sobre orientação sexual ou identidade de gênero nas escolas primárias. A Disney agora está processando a Flórida, depois que as […]

today28 de abril de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%