G1 Mundo

Irã executa quatro pessoas condenadas por ‘guerra contra Deus’ e espionagem a favor de Israel

today29 de janeiro de 2024 11

Fundo
share close

Segundo a condenação, o grupo teria cometido ‘importantes ações contra a segurança do país sob direção da Mossad [a agência de inteligência israelense]’.


Bandeira do Irã é vista em frente ao prédio do Ministério de Relações Exteriores em Teerã em novembro de 2009 — Foto: Morteza Nikoubazl/Reueters



O Irã executou por enforcamento, nesta sexta-feira (29), quatro pessoas —três homens e uma mulher— condenadas à morte por espionagem a favor de Israel, informou a agência de notícias do Judiciário iraniano.

Vafa Hanareh, Aram Omari, Rahman Parhazo e Nasim Namazi foram condenados à morte por “guerra contra Deus” e “corrupção na Terra”, por sua “colaboração com o regime sionista.

As execuções aconteceram na província da região noroeste do Irã, no oeste do Azerbaijão.

O grupo teria cometido “importantes ações contra a segurança do país sob direção da Mossad [a agência de inteligência israelense]”.

Em 16 de dezembro de 2023, um homem, também condenado à morte por trabalhar para o Mossad, foi executado na província de Sistão-Baluchistão, no sudeste do Irã.

Segundo grupos de direitos humanos como a Anistia Internacional, a República Islâmica executa mais pessoas todos os anos do que qualquer outro país, com excção da China.

Em outubro de 2023, o Irã executou mais de 600 pessoas, o número mais elevado em oito anos, segundo um cálculo do grupo de direitos humanos Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estado-abre-pre-cadastro-para-professores-de-ensino-tecnico-na-baixada-santista,-sp

G1 Santos

Estado abre pré-cadastro para professores de ensino técnico na Baixada Santista, SP

Inscrição é online e vai até 5 de fevereiro. Contratação é por tempo determinado. Educação de SP abre pré-cadastro para professores de ensino técnico na Baixada Santista — Foto: Flávio Florido/Secretaria da Educação do Estado SP A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu pré-cadastro aberto para professores interessados em atuar em classes do Itinerário de Formação Técnica Profissional nas cidades da Baixada Santista, no litoral de […]

today28 de janeiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%