G1 Mundo

Irã liberta jogador de futebol e militante presos por apoiarem protestos no país

today27 de novembro de 2022 32

Fundo
share close

A prisão do jogador Ghafouri, que é curdo e se manifestou em apoio às manifestações, na quinta-feira (24) causou indignação no país, que disputa a Copa do Mundo. Na sexta-feira, o Irã venceu o País de Gales por 2 a 0.

Ronaghi, por sua vez, estava detido desde 24 de setembro. Ele fazia uma greve de fome que durou pouco mais de dois meses.

“Voria Ghafouri e Hossein Ronaghi foram libertados sob fiança”, disse a agência de notícias iraniana Fars em suas redes sociais. O jornal iraniano Shargh também noticiou que Ghafouri foi libertado.



“Hossein foi libertado esta noite sob fiança para se submeter a tratamento”, tuitou Hassan, irmão de Hossein Ronaghi. O pai deles, Ahmad, postou uma foto de Hossein no hospital, dizendo que ele havia recebido alta após a greve de fome que durou 64 dias.

Torcedora do Irã é impedida de entrar em jogo da Copa por usar camiseta com protesto

Torcedora do Irã é impedida de entrar em jogo da Copa por usar camiseta com protesto

Ghafouri, que jogou 28 vezes pelo Irã até 2019, foi preso após um treino de seu time Foolad, da província do Cuzistão, acusado de fazer “propaganda” contra a República Islâmica.

Já Ronaghi tem 37 anos e é colaborador do jornal The Wall Street Journal. Ele é há anos um dos críticos mais destemidos do Irã que ainda vive no país.

O Irã vive uma onda de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana de 22 anos, três dias depois de ser detida pela polícia em Teerã. Ela foi acusada de violar o rígido código de vestimenta em vigor no país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lembra-deles?-frentistas-de-mg-fazem-‘danca-do-pombo’-em-homenagem-a-richarlison

G1 Mundo

Lembra deles? Frentistas de MG fazem ‘dança do pombo’ em homenagem a Richarlison

Os frentistas de um posto de combustíveis de Muriaé, cidade da Zona da Mara mineira, voltaram a bombar nas redes sociais. Depois de fazerem sucesso com coreografias da música "Tchuco Nela”, em agosto, os funcionários Wendel Mateus, de 26 anos, Diego Silva de Oliveira, 28, e agora Thiago Ribeiro, 25, viralizaram ao ritmo da “Dança do pombo”, em homenagem a Richarlison, camisa 9 da Seleção Brasileira. O autor dos dois […]

today27 de novembro de 2022 47 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%