G1 Mundo

Iris Apfel, ícone da moda ‘acidental’ que inspirou versão da Barbie, morre aos 102 anos

today2 de março de 2024 6

Fundo
share close

Iris era mundialmente conhecida pelo estilo excêntrico e por misturar roupas de alta e baixa moda. Morte foi confirmada na sexta-feira (1º).


Iris Apfel em 2015, durante evento em Nova York — Foto: Andy Kropa /Invision/AP



A designer e especialista em moda Iris Apfel morreu aos 102 anos na sexta-feira (1º). A informação foi confirmada pela assessoria de Iris e divulgada nas páginas oficiais dela nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

Iris era mundialmente conhecida pelo estilo excêntrico e se autodenominava como “ícone acidental” da moda. Nascida nos Estados Unidos em 1921, era especialista na indústria têxtil e em tecidos antigos.

Ela e o marido tinham uma empresa no ramo especializada em trabalhos de restauração, com serviços e projetos feitos para clientes famosos, incluindo para a Casa Branca.

Sempre com roupas irreverentes e atrativas, Iris ganhou fama nos anos 2000, quando foi a inspiração para uma mostra no Museu Metropolitano de Arte de Nova York. À época, o estilo dela foi considerado como “espirituoso e exuberantemente idiossincrático”.

Especialistas na área dizem que o estilo de Iris é originalmente feito pela mistura de alta e baixa moda, com combinações de peças de grife e roupas de brechó. Os óculos grandes com lentes arredondadas e armação preta também eram uma marca dela.

“Ser estiloso e estar na moda são duas coisas totalmente diferentes”, disse ela em um vídeo do TikTok, onde tem mais de 200 mil seguidores.

Nos últimos anos ela esteve em diversos anúncios de grandes empresas da moda, além de desenhar uma linha de acessórios e joias. Uma coleção lançada por ela em uma loja de departamento se esgotou em poucos minutos.

Em 2018, Iris Apfel foi a inspiração para uma versão da Barbie, que vestia roupas inspiradas no estilo dela, além dos óculos arredondados.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-ajuste-fiscal,-governo-milei-segura-verba-de-provincias-e-entra-em-conflito-com-governadores-na-argentina

G1 Mundo

Por ajuste fiscal, governo Milei segura verba de províncias e entra em conflito com governadores na Argentina

A Argentina tem 23 províncias (o equivalente local aos estados brasileiros), mais a cidade de Buenos Aires, a capital federal. Os governadores das províncias se dividem em dois grupos: os opositores e os "dialoguistas" —aqueles que tentam estabelecer um diálogo com o governo central. Entre eles estão os do partido Juntos por Mudança, de Patrícia Bullrich, candidata à Presidência e atual ministra da Segurança de Milei. Segundo o "La Nación", […]

today2 de março de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%