G1 Mundo

Iris Apfel: quem era a estilista e ‘ícone da moda’ americana morta aos 102 anos

today2 de março de 2024 2

Fundo
share close

Apfel atingiu o auge de sua fama nas décadas de 1980 e 90, mas era presença constante nos desfiles de moda de Paris por mais de meio século.

Ela também atendeu a uma série de clientes celebridades, incluindo Greta Garbo e Estée Lauder.

O designer americano Tommy Hilfiger foi um dos que prestou homenagem, elogiando Apfel como uma “inovadora e líder” no mundo têxtil e da moda, que “ficará na história”.



“Iris Apfel se tornou uma ícone da moda mundial devido ao seu incrível talento não apenas como artista, mas como influenciadora”, disse ele.

“Ela teve um efeito incrível em tantas pessoas com seu coração generoso e toque mágico com todos que ela encontra.”

Ao longo de sua carreira, Apfel fundou, em 1950, a empresa internacional de manufatura têxtil Old World Weavers, juntamente com seu marido Carl, que faleceu em 2015 aos 100 anos de idade — Foto: Getty Images via BBC

O cantor norte-americano Lenny Kravitz e a atriz de Ted Lasso, Hannah Waddingham, também prestaram homenagens.

Nascida em uma família judia em Nova York em 1921, Apfel inicialmente estudou história da arte e se especializou em design de interiores, especialmente têxteis.

Ela trabalhou como designer de interiores por décadas, incluindo em projetos de restauração na Casa Branca, antes de se tornar uma trendsetter em seus 80 anos e uma modelo profissional aos 97.

‘Um caleidoscópio de cores’

A agente de Apfel, Lori Sale, disse que trabalhar ao lado dela foi “a honra de uma vida”.

“Sentirei falta de suas ligações diárias, sempre saudadas com a pergunta familiar: ‘O que você tem para mim hoje?’ Testemunho de seu desejo insaciável de trabalhar”, disse Sale.

“Ela era uma visionária em todos os sentidos da palavra. Via o mundo por uma lente única – adornada com óculos grandes e distintivos que repousavam sobre seu nariz.

“Através dessas lentes, ela enxergava o mundo como um caleidoscópio de cores, uma tela de padrões e estampas.

“Seu olhar artístico transformava o comum no extraordinário, e sua capacidade de mesclar o incomum com o elegante era nada menos que mágica.”

Jean Paul Gaultier e Iris Apfel na cidade de Nova York em setembro de 2006 — Foto: Getty Images via BBC

Em 2014, ela foi o foco de um documentário, chamado Iris, dirigido pelo renomado diretor Albert Maysles.

Em uma entrevista ao BBC Newsnight em 2015, ela expressou sua opinião de que “se vestir deveria ser divertido” e uma “oportunidade para brincar”.

“Isso faz parte da minha vida porque sou uma pessoa criativa, e acredito que os outros também deveriam se permitir um pouco de criatividade”, disse ela.

Questionada sobre o que achava da ideia de vestimentas apropriadas para a idade, ela afirmou que “se você consegue sustentar, é apropriado”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-celac,-lula-cita-‘carnificina’-e-propoe-mocao-pelo-fim-do-‘genocidio’-em-gaza

G1 Mundo

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O petista fez a proposta durante discurso na 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O encontro ocorre em Kingstown, em São Vicente e Granadinas. Lula afirmou que Israel impõe ao povo palestino uma "punição coletiva" e que os países da Celac precisam dizer um "basta" ao que chamou de "carnificina". "As pessoas estão morrendo na fila para obter comida. A indiferença da comunidade internacional é chocante. […]

today2 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%