Uma ação da Polícia Militar no Caminho São José, em Santos, no litoral de São Paulo, terminou com a morte de Vinícius Bezerra Neves, de 20 anos, e outros dois feridos. O irmão do rapaz que morreu afirmou à reportagem que o familiar traficava drogas, mas que a intervenção da polícia teria sido desproporcional, por não ter sido feita uma abordagem. A família pede justiça.
O g1 entrou em contato com a PM para uma resposta sobre o relato do familiar e demais testemunhas, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta. No dia do ocorrido, na última quarta-feira (18), a Polícia Militar disse que agentes foram à comunidade para realizar um trabalho de buscas [não informada] quando foram recebidos a tiros por homens armados.
Ao menos 10 viaturas do Batalhão de Ações Especiais (BAEP) estiveram próximo ao canal da Avenida Hugo Maia, na Zona Noroeste, onde teria ocorrido o confronto. De acordo com a PM, após os disparos os suspeitos correram em direção ao mangue.
O g1 teve acesso ao atestado de óbito de Vinícius e, segundo o documento, ele morreu em decorrência de uma “hemorragia interna traumática”, após ter sido baleado na altura do quadril e abdômen. O irmão do rapaz, no entanto, acredita que ele morreu afogado pelos policiais no Rio Bugre.
Vinicius Bezerra morreu durante operação da Polícia Militar no Caminho São José em Santos — Foto: Arquivo Pessoal
“Quando ele chegou na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] já estava morto. Falaram [profissionais da unidade] que foi porque tinha engolido muita lama e água. Tem os vídeos que mostram tudo isso [imagens feitas por moradores da comunidade acima]”, disse o familiar.
O irmão de Vinicius reclamou da postura dos policiais. “Eles foram lá na comunidade para matar. Uma coisa é abordar e o que eles fizeram não foi abordagem. Eles estavam rindo, o pessoal lá viu, a gente sabe”, disse.
Vinícius teria começado a traficar há dois anos, desde que virou pai. “Meu irmão era ajudante de pedreiro. Ele estava nessa vida [traficante] pelo menino. Nada justifica a ação da polícia. A justiça tem que ser feita”, finalizou.
Bombeiros removem corpo de Vinícius da comunidade na Zona Noroeste, em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal
No dia da ação, o Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma unidade de resgate e um carro auto bomba para atender a ocorrência. Seis homens participaram do resgate de uma vítima, que foi encaminhada à UPA da Zona Noroeste.
A unidade de saúde disse à reportagem que os policiais do BAEP levaram três pessoas ao local, um deles morto e outros dois com escoriações leves. Na ocasião a PM informou que os feridos foram atendidos e conduzidos ao Distrito Policial.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)