G1 Mundo

Israel e palestinos concordam com cessar-fogo em Gaza

today13 de maio de 2023 14

Fundo
share close

Israel e militantes palestinos da Jihad Islâmica concordaram com um cessar-fogo na Faixa de Gaza, em acordo mediado pelo Egito, marcado para ter início às 22h deste sábado (13) no horário local, 16h no horário de Brasília.

As tensões entre palestinos e israelenses aumentaram nos últimos cinco dias e centenas de foguetes foram disparados de ambos os territórios. Essa nova onda de ataques matou, até agora, 33 palestinos e duas pessoas em Israel, além de deixar 147 feridos. Entre os mortos estão, pelo menos, seis crianças.

O conselheiro de segurança nacional de Israel, Tzahi Hanegbi, agradeceu ao presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, em nome do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e expressou o apreço de Israel pelos “esforços vigorosos do Egito para obter um cessar-fogo”, disse o gabinete do primeiro-ministro.



Hanegbi disse que “o silêncio será respondido com silêncio. Se Israel for atacado ou ameaçado, continuará a fazer todo o necessário para se defender.”

Posicionamento parecido ao da Jihad Islâmica ao confirmar o cessar-fogo. “Declaramos que aceitamos o acordo egípcio e o cumpriremos enquanto Israel o respeitar”, disse o porta-voz do grupo, Dawoud Shehab. Um oficial do Egito também confirmou a trégua à BBC.

“À luz do acordo entre palestinos e israelenses, o Egito anuncia que um cessar-fogo foi alcançado”, diz um texto do acordo de trégua, a que a Reuters teve acesso.

“Os dois lados respeitarão o cessar-fogo, que incluirá o fim dos ataques a civis, a demolição de casas e o fim dos ataques a indivíduos imediatamente quando o cessar-fogo entrar em vigor”, diz também o texto.

Antes do acordo, a região teve mais ataques neste sábado. Forças de Israel mataram dois palestinos a tiros e feriram outras três pessoas na Cisjordânia. Segundo o ministério da saúde palestino, o ataque israelense aconteceu no campo de refugiados de Balata, próximo à cidade de Nablus, no norte da Cisjordânia. Enquanto isso, foguetes da Jihad atingiram o posto de controle na fronteira com Israel.

Israel dispara foguetes em Gaza

Israel dispara foguetes em Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

betty-webb:-a-ultima-sobrevivente-dos-especialistas-que-decifraram-os-codigos-nazistas

G1 Mundo

Betty Webb: a última sobrevivente dos especialistas que decifraram os códigos nazistas

A britânica Betty Webb foi recrutada aos 18 anos pelo serviço de inteligência do Reino Unido para trabalhar em Bletchley Park, uma instalação militar localizada no condado de Buckinghamshire, Inglaterra, cerca de 80 km ao norte de Londres, onde as comunicações inimigas eram decodificadas. Dali ela foi transferida para os Estados Unidos, para colaborar com o Pentágono em sua guerra no Pacífico que acabou resultando na rendição do Japão. Seu […]

today13 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%