G1 Mundo

Israel garantiu que vai permitir saída de brasileiros de Gaza pelo Egito até quarta-feira, diz Mauro Vieira

today3 de novembro de 2023 9

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse em entrevista nesta sexta-feira (3) que o chanceler de Israel, Eli Cohen, garantiu que os brasileiros poderão sair de Gaza pela passagem de Rafah e entrar no Egito até quarta-feira (8).

“Hoje eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive recentemente com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, afirmou.

Segundo Vieira, o acesso será providenciado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Palestina, e no Egito –onde os brasileiros devem embarcar num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que já está no país.



“Ele [Cohen] me garantiu que sairão até quarta-feira e que também fará todo o possível, se puder antecipar de um ou dois dias fará, mas que na quarta-feira ele dá todas as garantias”, disse Vieira.

Até esta sexta, três listas de estrangeiros foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, cada uma com cerca de 500 pessoas, mas nenhum brasileiro foi incluído nesses grupos.

Depois de um acordo fechado entre Israel, Egito e o Hamas, as autoridades de Gaza divulgaram nesta sexta-feira (3) uma nova lista com nomes de civis que poderão deixar o território. Não há brasileiros entre as pessoas autorizadas a sair de Gaza.

A lista tem 571 nomes de pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Este é o terceiro grupo de estrangeiros autorizado a deixar o território desde o início do conflito.

Brasileiros que estão na Faixa de Gaza afirmam que estão aflitos com os bombardeios e relatam dificuldades na comunicação com parentes. A região também enfrenta escassez de água, alimentos e remédios.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terremoto-de-6,4-de-magnitude-atinge-o-nepal;-69-morrem

G1 Mundo

Terremoto de 6,4 de magnitude atinge o Nepal; 69 morrem

De acordo com o Centro Alemão para as Geociências, o terremoto teve magnitude 5,6 e ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros. Pelo menos 69 pessoas morreram após um terremoto de magnitude de 6,4 ter atingido o Nepal nesta sexta-feira (3), de acordo com o centro nacional sismológico do país. De acordo com o Centro Alemão para as Geociências, o terremoto teve magnitude 5,6 e ocorreu a uma profundidade de […]

today3 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%