G1 Mundo

Israel intensifica ofensiva por terra e ar no sul da Faixa de Gaza

today5 de dezembro de 2023 13

Fundo
share close

Tropas e tanques de Israel intensificaram a campanha em solo contra o grupo terrorista Hamas no sul do território depois de ter obtido o controle do norte da Faixa de Gaza.

Na Organização das Nações Unidas, o secretário-geral António Guterres pediu a Israel que evite ações que piorem ainda mais a situação humanitária da Faixa de Gaza e que poupe os civis de mais sofrimento.

“Para as pessoas que foram aconselhadas a se retirar, não há um lugar seguro para ir e muito pouco para sobreviver”, afirmou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.



Nesta segunda-feira, Israel informou aos palestinos que eles deveriam deixar regiões da principal cidade do sul do enclave, Khan Younis. Mas moradores disseram que os locais para onde eles foram aconselhados a ir também estavam sob ataque.

Os militares israelenses postaram um mapa na plataforma X, com cerca de um quarto do território de Khan Younis marcado de amarelo, como local que deveria ser esvaziado imediatamente. Três setas apontavam para o sul e o oeste, aconselhando que os moradores se dirigissem à costa mediterrânea e em direção a Rafah, principal cidade na fronteira com o Egito.

Moradores da Faixa de Gaza, desesperados, juntaram seus pertences e foram em direção a Rafah, a maioria a pé, passando pelas ruínas de prédios em uma procissão solene e silenciosa.

Contudo, o chefe da agência da ONU para os refugiados palestinos em Gaza (Unrwa), Thomas White, disse que as próprias pessoas em Rafah estão sendo obrigadas a fugir: “Elas pedem conselhos de onde encontrar um local seguro. Mas não temos nada para responder”.

No norte do enclave, a agência de notícias oficial palestina Wafa disse que pelo menos 50 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu duas escolas com desabrigados, no bairro de Daraj, na cidade de Gaza.

Não foi possível contatar o Ministério da Saúde de Gaza para comentar a notícia e não foi possível verificá-la imediatamente de forma independente. Um porta-voz do Exército israelense disse que estava analisando a notícia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-vulcao-marapi-entra-em-erupcao-na-indonesia-e-deixa-11-alpinistas-mortos;-12-estao-desaparecidos

G1 Mundo

Vídeo: Vulcão Marapi entra em erupção na Indonésia e deixa 11 alpinistas mortos; 12 estão desaparecidos

Onze alpinistas foram encontrados mortos na Indonésia nesta segunda-feira e 12 estavam desaparecidos após a erupção do vulcão Marapi, na Sumatra Ocidental, disse uma autoridade de resgate, conforme as operações de busca - interrompidas temporariamente por questões de segurança - foram retomadas. Três sobreviventes foram encontrados na segunda-feira, juntamente com os corpos dos 11 alpinistas, dos 75 que estavam na área no momento da erupção de domingo, afirmou Jodi Haryawan, […]

today5 de dezembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%