G1 Mundo

Vídeo: Vulcão Marapi entra em erupção na Indonésia e deixa 11 alpinistas mortos; 12 estão desaparecidos

today5 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

Onze alpinistas foram encontrados mortos na Indonésia nesta segunda-feira e 12 estavam desaparecidos após a erupção do vulcão Marapi, na Sumatra Ocidental, disse uma autoridade de resgate, conforme as operações de busca – interrompidas temporariamente por questões de segurança – foram retomadas.

Três sobreviventes foram encontrados na segunda-feira, juntamente com os corpos dos 11 alpinistas, dos 75 que estavam na área no momento da erupção de domingo, afirmou Jodi Haryawan, porta-voz da equipe de busca e resgate, acrescentando que todos eram alpinistas locais.

“Continuamos a procurar os 12 alpinistas desaparecidos. Ainda não decidimos quando vamos parar a operação”, disse Jodi em uma ligação telefônica.



No início da segunda-feira, 49 alpinistas foram retirados da área e muitos estavam sendo tratados por queimaduras, segundo Jodi.

Foram necessárias cerca de quatro a seis horas para retirar um corpo do vulcão, disse Jodi, acrescentando: “É muito difícil”.

O vulcão de 2.891 metros de altura expeliu cinzas a uma altura de até 3 quilômetros no domingo.

O Marapi é um dos vulcões mais ativos da ilha de Sumatra e sua erupção mais mortal foi em abril de 1979, quando 60 pessoas morreram. Este ano, ele entrou em erupção entre janeiro e fevereiro e estava expelindo cinzas a cerca de 75 metros a 1.000 metros do pico.

A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico e tem 127 vulcões ativos, de acordo com a agência de vulcanologia.

Vulcão Marapi, na Indonésia, em 3 de dezembro de 2023 — Foto: Antara Foto/Septiyadi/Via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-de-brasileira-que-diz-ter-sido-agredida-por-marido-coreano-confirma-retorno-dela-ao-brasil

G1 Mundo

Família de brasileira que diz ter sido agredida por marido coreano confirma retorno dela ao Brasil

Dois dias depois de a brasileira Jackeliny Bastos, 34 anos, usar redes sociais para denunciar ter sido agredida e expulsa de casa sem dinheiro algum pelo marido coreano, a família dela, que mora em Santarém, oeste do Pará, conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para ela voltar ao Brasil nesta segunda-feira (4). Ainda muito abalada com tudo que foi relatado pela filha, Rubenita Bastos, confirmou ao g1 que Jackeliny deve chegar […]

today5 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%