G1 Mundo

Israel mata filhos e netos do líder máximo do Hamas em ataque aéreo com jatos; VÍDEO mostra carro destruído

today10 de abril de 2024 4

Fundo
share close

Um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza matou três filhos e três netos do líder máximo do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, nesta quarta-feira (10). Outro neto dele ficou ferido no ataque. O carro em que eles estavam no momento do bombardeio ficou destruído. (Veja no vídeo acima)

O ataque foi confirmado pelo Hamas e também pelo porta-voz do exército de Israel, que afirmou que os filhos de Haniyeh eram agentes do grupo terrorista.

Haniyeh, que atualmente vive em Doha, no Catar, acusou Israel de agir com “espírito de vingança e assassinato”. As mortes constituem o ataque de mais alto escalão feito por Israel na guerra com o Hamas até agora.



O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, confirmou o ataque. Ele afirmou que jatos israelenses atacaram “três agentes” na região central da Faixa de Gaza.

O exército de Israel confirma que eram os filhos de Ismail Haniyeh, segundo a rede Al Jazeera.

O ataque ocorre em meio a negociações de cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas, que já duram meses.

Ismail Haniyeh, chefe do Hamas, durante uma visita a Teerã, no Irã, em 2016. — Foto: AFP

O próprio Haniyeh também confirmou as mortes em uma entrevista à rede Al Jazeera. Ele afirmou que os seus filhos “foram martirizados no caminho para a libertação de Jerusalém e da Mesquita Al-Aqsa”.

“O inimigo criminoso é movido pelo espírito de vingança e assassinato e não valoriza quaisquer padrões ou leis”, disse ele na entrevista por telefone.

“O inimigo acredita que, ao atingir as famílias dos líderes, irá pressioná-los a desistir das exigências do nosso povo”, disse Haniyeh. “Qualquer um que acredite que atacar os meus filhos irá pressionar o Hamas a mudar a sua posição está delirando.”

O Exército de Israel ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

Vídeo mostra bombardeio a casa de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas

Vídeo mostra bombardeio a casa de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas

Ismail Haniyeh é o chefe do Hamas desde 2017. O grupo tem um órgão deliberativo de 15 membros que escolhe quem é o dirigente máximo do Hamas.

Quando ele chegou ao poder, era visto como um político pragmático. Naquela época, o Hamas se esforçava para suavizar sua imagem, de acordo com reportagens publicadas na mídia internacional.

Desde 2020, Haniyeh vive em Doha, no Catar, porque o bloqueio impõe dificuldade para ele sair e voltar para Gaza (o território palestino é bloqueado em todas as fronteiras, com Israel e também com o Egito).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uniao-europeia-endurece-regras-para-asilo-ao-aprovar-reforma-do-pacto-de-migracao-do-bloco

G1 Mundo

União Europeia endurece regras para asilo ao aprovar reforma do Pacto de Migração do bloco

A reforma, aprovada pelo Parlamento Europeu nesta quarta-feira (10), promete reduzir os prazos para procedimentos de segurança e asilo e aumentar as deportações para reduzir a imigração indesejada do Oriente Médio e da África, uma alta prioridade na agenda da UE. Parlamento Europeu aprovou reforma do Pacto de Migração da União Europeia em 10 de abril de 2024. — Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (10) […]

today10 de abril de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%