G1 Mundo

Israel: milhares protestam contra o governo conservador em Tel Aviv

today14 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Milhares de israelenses se manifestaram neste sábado (14) no centro de Tel Aviv para expressar sua rejeição às políticas da coalizão governista, composta por partidos de direita, extrema-direita e ultraortodoxos judeus.

Segundo a polícia, citada pela rádio pública, por volta das 21h (16h de Brasília), cerca de 20 mil manifestantes estavam reunidos numa praça no centro da cidade, localizada na costa mediterrânica. Também houve protestos em Jerusalém, onde por volta de mil pessoas se reuniram em frente à residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu; e em Haifa, no norte.

Trata-se da maior manifestação desde que Netanyahu voltou a ocupar a chefia do governo em 29 de dezembro, após ser retirado do poder em 2021.



Os partidos de centro, de esquerda e a aliança dos partidos árabes Hadash Taal haviam convocado os israelenses a se manifestarem, em particular contra a reforma da justiça apresentada em 4 de janeiro pelo governo do primeiro-ministro, alvo de vários processos por suposta corrupção.

Ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu afirmou que fechou acordo pra formar um novo governo

Ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu afirmou que fechou acordo pra formar um novo governo

Neste sábado, os manifestantes atenderam ao chamado de uma organização anticorrupção, os Bandeiras Negras, e exigiram “salvar a democracia” e impedir a “derrubada do regime” político em vigor em Israel desde a criação do país em 1948. Também reivindicam a renúncia do chefe do governo.

A eles se juntaram outros grupos descontentes, como opositores da colonização israelense na Cisjordânia e movimentos de defesa dos direitos LGBTQ, preocupados com a presença no governo de ministros abertamente homofóbicos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

protesto-com-presenca-de-greta-thunberg-termina-em-conflito-na-alemanha

G1 Mundo

Protesto com presença de Greta Thunberg termina em conflito na Alemanha

O ato público reuniu cerca de 35 mil pessoas, segundo os organizadores. Centenas de militantes tentaram entrar em áreas restritas de uma mina de lignito localizada no oeste do país, segundo as forças de segurança. A polícia chegou a se pronunciar no Twitter pedindo para que as pessoas saíssem da área. Houve confrontos entre grupos de manifestantes e policiais, contra quem foram lançados sinalizadores e outros artefatos. A mídia noticiou […]

today14 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%