G1 Mundo

Israel permite entrada de ajuda humanitária em Gaza pelo Egito

today19 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Mais cedo, Biden já havia dito que Israel concordou em permitir que o Egito envie ajuda humanitária ao povo de Gaza com a condição de não ser enviada a membros do Hamas. Um porta-voz da Presidência egípcia também disse que os dois países estavam em coordenação com organizações humanitárias internacionais sob a supervisão da ONU para garantir a chegada de ajuda.

Num comunicado, o gabinete de Netanyahu afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas.

O comunicado de Israel não menciona o envio de combustível, item essencial para fazer funcionar os geradores que suprem a falta de energia em Gaza, inclusive em hospitais.



Não estava claro quando a ajuda começaria a fluir. A passagem de Rafah, no Egito, tem capacidade limitada e o país afirma que foi danificada por ataques aéreos israelenses.

Falando aos repórteres no Air Force One, Biden disse que o acesso da ajuda a Gaza provavelmente começará na sexta-feira (20), após o conserto da estrada em Rafah, segundo a “Al Jazeera”.

Israel, que controla a maioria das passagens para Gaza, afirma que não permitirá entregas a partir do seu território. Também exigiu que a Cruz Vermelha Internacional fosse autorizada a visitar israelenses raptados e mantidos em cativeiro em Gaza.

  • ACOMPANHE as atualizações sobre o conflito ao vivo

Biden anunciou nesta quarta-feira (18), apoio financeiro de US$ 100 milhões em ajuda humanitária a Gaza, além de um pacote “sem precedentes” para a defesa de Israel contra o Hamas. A declaração foi feita durante um discurso em Tel Aviv.

O presidente americano desembarcou em Israel nesta quarta e se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir o conflito no Oriente Médio.

Durante a reunião, Biden afirmou que os EUA irão fornecer tudo que Israel precisa para se defender.

‘Atrocidades lembram os piores atos do Estado Islâmico’

Biden disse que as atitudes do Hamas durante o dia 7 de outubro lembram os piores ataques do Estado Islâmico. Ele também comparou a incursão do Hamas com o ataque de 11 de setembro de 2001 nos EUA, quando aviões controlados por terroristas se chocaram contra as torres gêmeas, em Nova York.

Biden afirmou, ainda, que Israel está mais forte do que nunca.

Explosão em hospital de Gaza

Na terça-feira (17), uma explosão no hospital Ahli Arab, em Gaza, matou centenas de pessoas. O Hamas apontou Israel como responsável. O governo israelense acusou o Jihad Islâmica. O grupo negou responsabilidade e acusou Israel.

Os governos britânico e norte-americano disseram que investigarão a explosão. Mais cedo, Joe Biden disse acreditar que a explosão no hospital “parece ter sido obra do outro lado”, isto é, de algum dos grupos palestinos.

Escalada do conflito preocupa Cruz Vermelha:

Escalada do conflito preocupa Cruz Vermelha: “Excede qualquer outra coisa nos último anos”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

funeral-de-celeste-fishbein,-jovem-de-18-anos-morta-pelo-hamas,-sera-nesta-quinta-feira-em-israel,-diz-familia

G1 Mundo

Funeral de Celeste Fishbein, jovem de 18 anos morta pelo Hamas, será nesta quinta-feira em Israel, diz família

"Com grande tristeza e com o coração partido, anunciamos a morte prematura de nossa filha, irmã, neta, amiga e amada, que foi assassinada por homens perversos no kibutz Be'eri. O funeral acontecerá na quinta-feira, 19/10/2023 às 15h30 no cemitério do kibutz Ga'ash", diz o comunicado. Nesta terça (17), a família divulgou um vídeo para homenagear a jovem. Nas imagens, ela aparece dançando, rindo e abraçando os amigos (veja abaixo). "Um […]

today19 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%