G1 Mundo

Itália encerra buscas por mortos em naufrágio com imigrantes; ao menos 94 pessoas morreram no acidente

today30 de maio de 2023 9

Fundo
share close

As autoridades italianas disseram nesta terça-feira (30) que encerraram a busca por mortos do naufrágio, que aconteceu perto da costa da Itália, em 26 de fevereiro. Ao menos 94 pessoas morreram no acidente.

O governo local disse que estava fechando o centro de coordenação de buscas, mas reativaria a unidade se mais corpos fossem avistados.

48 dos corpos recuperados foram levados para o Afeganistão para o enterro. Os outros foram para a Tunísia, Irã, Palestina e Paquistão, Finlândia, Alemanha e Itália.



O barco saiu do oeste da Turquia com cerca de 180 imigrantes a bordo, mas se partiu em meio a uma tempestade na costa da Calábria, no sul da Itália. Cerca de oitenta pessoas sobreviveram ao desastre.

Uma vista aérea da praia de Steccato di Cutro no sul da Itália após o naufrágio de um navio com imigrantes — Foto: Luigi Navarra/AP

A ONU e os Médicos Sem Fronteiras, que tinham equipes no local, disseram que muitas das vítimas eram afegãs.

Os afegãos foram a segunda maior nacionalidade a buscar asilo na União Europeia no ano passado e têm fugido cada vez mais dos problemas crescentes de segurança, humanitários e econômicos que se seguiram à tomada do poder pelo Talibã em agosto de 2021.

No dia seguinte ao acidente, o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, que liderou a repressão da Itália à migração, visitou o local e se reuniu com autoridades locais em Crotone. Em entrevista coletiva, ele insistiu que a solução era acabar com a travessia de migrantes em sua origem.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-e-presidentes-da-america-do-sul-chegam-ao-itamaraty-para-reuniao-de-cupula

G1 Mundo

Lula e presidentes da América do Sul chegam ao Itamaraty para reunião de cúpula

Presidentes de 11 países da América do Sul, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegaram ao Palácio Itamaraty, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (30) para uma reunião de cúpula do continente. O convite para a reunião foi feito por Lula, que busca retomar a cooperação entre as nações vizinhas. Participarão do encontro os presidentes: Alberto Fernández, da Argentina;Luís Arce, da Bolívia; Gabriel Boric, do Chile;Gustavo Petro, da Colômbia;Guillermo […]

today30 de maio de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%