G1 Mundo

Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia, morre aos 98 anos

today28 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

O ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, um dos fundadores do histórico projeto da moeda única da União Europeia, morreu nesta quarta-feira aos 98 anos.

Delors, um fervoroso defensor da integração europeia do pós-guerra, serviu como presidente da Comissão Europeia, o Executivo da União Europeia, durante três mandatos – mais do que qualquer outro titular do cargo – de janeiro de 1985 até ao final de 1994.

Durante a década dinâmica de Delors como chefe da Comissão, a União Europeia concluiu o seu mercado único integrado e concordou em introduzir uma moeda única e construir uma política externa e de segurança comum.



O então bloco de 12 nações também estabeleceu as condições sob sua supervisão para eventualmente admitir os ex-Estados comunistas da Europa Central e Oriental após a queda do Muro de Berlim em 1989.

Sua filha, Martine Aubry, prefeita socialista da cidade francesa de Lille, disse à agência AFP que seu pai morreu enquanto dormia em sua casa parisiense.

O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao seu compatriota como um “arquiteto inesgotável da nossa Europa” e um lutador pela justiça humana.

Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia durante a saída do Reino Unido da União Europeia, disse que Delors foi uma inspiração e uma razão para “acreditar em uma ‘certa ideia’ de política, de França e de Europa”.

Delors, um federalista convicto, era um defensor apaixonado de uma “união cada vez mais estreita” que, à frente do Executivo da União Europeia, entrava frequentemente em conflito com a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, que resistiu vigorosamente a qualquer transferência de poder para Bruxelas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praia-grande-aprova-leis-que-perdoam-dividas-no-iptu-e-concedem-isencoes-e-descontos-em-tributo;-entenda

G1 Santos

Praia Grande aprova leis que perdoam dívidas no IPTU e concedem isenções e descontos em tributo; entenda

Nova regulamentação é válida para todos os imóveis regularizados pelo Programa Casa Legal da Secretaria de Habitação (Sehab). PG aprova lei que concede descontos no IPTU de moradores de conjuntos habitacionais — Foto: Prefeitura de Praia Grande A Prefeitura de Praia Grande criou um pacote de benefícios fiscais voltados para moradores de conjuntos habitacionais. Duas Leis foram aprovadas em Sessão Extraordinária na Câmara Municipal ambas perdoam dívidas de IPTU e […]

today27 de dezembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%