G1 Mundo

Japão eleva idade de consentimento sexual de 13 para 16 anos

today16 de junho de 2023 11

Fundo
share close

A idade da maioridade sexual no Japão nunca havia sofrido alterações desde que foi implementada, em 1907. Pela nova legislação, as relações sexuais entre dois adolescentes com mais de 13 anos não serão punidas, se os dois parceiros não tiverem mais de cinco anos de diferença.

A idade mínima de consentimento, abaixo da qual qualquer ato sexual é considerado estupro, é de 16 anos no Reino Unido, Canadá e na maioria dos estados americanos, enquanto na França, ela é 15 anos, e no Brasil, Alemanha, Itália e China é 14 anos.

A reforma ampliou ainda a definição de estupro de “relações sexuais forçadas” para “relações sexuais não consensuais”, além de criminalizar o aliciamento de menores, com pena prevista de prisão e multa.



A mudança também criminaliza o upskirting – quando são tiradas fotos ou vídeos escondidos por baixo de saia de mulheres –, além da captação de imagens de atos sexuais ou órgãos genitais sem consentimento expresso. A lei também prevê punição para quem compartilha esse tipo de conteúdo.

O Japão alterou a legislação contra a violência sexual em 2017, a primeira vez que o fez em mais de um século. Críticos, no entanto, consideraram que a reforma não foi suficientemente ambiciosa. Em 2019, uma série de absolvições de réus acusados de crimes sexuais provocaram protestos em todo o país.

Imagem do Congresso do Japão — Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Isso levou a criação do movimento Flower Demo, que reunia vítimas e apoiadores uma vez por mês para exigir mudanças nas leis sobre crimes sexuais. Outra crítica à lei antiga é o fato dela culpar a vítima por supostamente não ter oferecido resistência suficiente.

Com a reforma, o Japão determinou oito cenários considerados estupros, que incluem vítimas sob influência de bebidas alcoólicas ou drogas, medo, ameaça ou em situações de submissão por abuso de poder, ou seja, quando os abusadores se aproveitam de seu status social e econômico.

A reforma, que entra em vigor no país em 20 dias, também aumenta o prazo de prescrição para crimes sexuais, passando de 10 anos para 15 anos em casos de estupro, e de 15 anos para 20 anos quando a agressão resultar em ferimentos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-uma-dose-de-mdma-transformou-supremacista-branco

G1 Mundo

Como uma dose de MDMA transformou supremacista branco

O dia corria como uma terça-feira qualquer, até que seu assistente de pesquisa, Mike Bremmer, surgiu na porta do escritório da professora com um olhar preocupado no rosto. O último participante do teste duplo cego era um homem chamado Brendan. Ele havia respondido um questionário padrão depois do exame. Mas, estranhamente, no final do formulário, Brendan escreveu, em letras garrafais, o seguinte: "Esta experiência me ajudou a resolver uma questão […]

today16 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%