G1 Santos

Jararaca venenosa assusta moradores ao aparecer dentro de supermercado no litoral de SP; VÍDEO

today7 de outubro de 2023 44

Fundo
share close

Animal foi resgatado pela equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). Segundo biólogo, espécie é responsável pela maior parte de acidentes com cobras no Brasil.




Jararaca assusta moradores ao aparecer dentro de supermercado no litoral de SP

Jararaca assusta moradores ao aparecer dentro de supermercado no litoral de SP

Uma jararaca (Bothrops jararaca) foi resgatada pela equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá, no litoral de São Paulo, após aparecer dentro de um supermercado. Imagens obtidas pelo g1, neste sábado (7), mostram a captura do animal no comércio e soltura em uma região de mata (assista acima).

A cobra de aproximadamente 1,20 metro de comprimento foi vista em um estabelecimento comercial na Avenida Dom Pedro I, no bairro Enseada. Segundo a Prefeitura de Guarujá, três guardas civis municipais do GDA foram acionados para a ocorrência. Após a captura, eles soltaram o animal no Morro do Icanhema.

Ao g1, o biólogo Daniel Monteiro Bortone explicou que a cobra é comum na região da Baixada Santista. “Esse grupo das jararacas é o que mais causa acidente no Brasil. Isso por ser [formado por] várias espécies diferentes, que estão distribuídas por todo o país”, ressaltou.

Jararaca foi resgatada em um supermercado de Guarujá (SP) — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Segundo o profissional, a jararaca é peçonhenta, ou seja, usa o veneno para se defender quando se sente ameaçada. “Tem ação no local da picada. Provoca dor forte, inchaço, hemorragia”, explicou Bortone.

O biólogo afirmou que, em caso de picadas, o ideal é beber muita água, lavar bem o local com água e sabão e procurar atendimento no pronto-socorro. “Não se deve fazer cortes em volta da picada, tentar sugar o veneno e muito menos fazer torniquete quando se é picado por serpentes. Tudo isso só piora a condição do acidentado”, alertou.

Em nota, o GDA informou que, ao avistar o animal, a orientação é manter distância, não o perder de vista, isolar a área e acionar o grupamento.

Jararaca foi solta no Morro do Icanhema, em Guarujá (SP) — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-armada-rende-familia,-invade-residencia-e-e-flagrada-por-cameras-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Quadrilha armada rende família, invade residência e é flagrada por câmeras no litoral de SP; VÍDEO

Uma mulher, de 21 anos, e uma adolescente, de 16, foram detidas momentos após participarem de um assalto em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A dupla cometeu o crime junto com dois homens, que conseguiram fugir. Imagens de câmeras de monitoramento, obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (6), mostram a ação criminosa. Um dos criminosos carregava uma arma, aparentando ser um fuzil (assista acima). O caso aconteceu na Rua […]

today7 de outubro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%